Quedas e oscilações de energia. O problema voltou a preocupar os moradores do Assentamento Jonas Pinheiro. Na tarde de terça-feira (15 de outubro), o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, que no próximo ano passará a compor a Câmara de Vereadores, junto aos também vereadores eleitos Gringo do Barreiro e Rodrigo Materazzi, e ao supervisor de equipes da concessionária Energisa, Lexei Calçada.
In loco, o grupo avaliou a situação e, de cara, um antigo problema evidenciou-se: a ausência da poda preventiva em árvores localizadas próximas à rede elétrica, tanto no Assentamento, quanto em pontos próximos.
Seja no campo, na estrada ou na cidade, manter as árvores próximas à rede sempre podadas, é fundamental para evitar que os galhos toquem a rede, principalmente neste período de início das chuvas, marcado por ventos fortes e as descargas atmosféricas (raios).
Lexei destaca que é preciso avaliar bem o local para plantio de árvores e que as podas em áreas particulares são de responsabilidade do proprietário. “É importante evitar plantar árvores de grande porte tanto perto da rede elétrica, porque os galhos podem alcançar a fiação”, ensinou, lembrando que é preciso sempre acionar um profissional para efetuar as podas.
O vice-prefeito destacou que deve promover uma reunião junto aos assentados para reforçar a importância de manter as árvores sempre podadas, com galhos bem longe da fiação. Da mesma forma, Gerson solicitou manutenção preventiva em toda a rede de distribuição de energia elétrica do Assentamento, o que deve ser feito já na próxima semana. Para efetuar o trabalho sem causar tantos transtornos, a intenção é fazer desligamentos “trecho a trecho”.
“Além de colaborar na mobilização dos moradores para que mantenham as árvores sempre podadas, vamos igualmente buscar alternativas para que a concessionária efetue melhorias que reforcem a rede de distribuição do local, permitindo que os assentados possam ter tranquilidade para investir e produzir, garantindo assim o abastecimento de hortifrutigranjeiros para Sorriso”, destacou Gerson.
A Energisa reiterou, via assessoria, que o meio ambiente e a preservação dele são prioridade para empresa. No entanto, destaca a importância das podas preventivas para que galhos não entrem em contato com a rede de energia, causando interrupções no fornecimento ou até acidentes com a população.
No caso de terrenos particulares, essa poda é de responsabilidade do proprietário. Em áreas públicas, da prefeitura. A poda feita pela Energisa é de segurança, feita apenas quando os galhos estão em contato, ou muito próximos, a rede elétrica. Em parte da rede, os cabos são isolados, ou seja, não há risco de interromper a distribuição de energia elétrica ao ter contato com as árvores.
Para que esse tipo de serviço seja feito, além das fiscalizações realizadas pela concessionária, a população pode entrar em contato para solicitar a poda pelos nossos canais de atendimento, lembrando que só em casos que afetam a rede elétrica. Todos os casos são avaliados
Os canais são:
WhatsApp (Gisa): (65) 99999-7974
Aplicativo Energisa On
Site: energisa.com.br
Call Center: 0800 646 4196
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT