22/08/2023
Vereador homenageia engenheiro com Título de Cidadão Cuiabano
O vereador Ricardo Saad (PSDB) propôs projeto de decreto legislativo concedendo o título de cidadão cuiabano ao engenheiro eletricista Vilson José Carlos Pasinato, 62 anos, pelos relevantes serviços prestados ao município de Cuiabá. 
Nascido em Maringá (PR), Vilson Pasinato chegou em Cuiabá em 1963, acompanhado de seus familiares que buscavam melhores oportunidades de trabalho. Após fixarem residência na capital, seus avós, pais e tios, montaram uma churrascaria, a “Churrascaria Cuiabana”, sendo umas das primeiras da cidade. 
Ele formou em eletrotécnica na antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF/MT) e Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Além disso, possui diversos cursos de especialização e treinamentos em construção e manutenção de usinas, subestações e linhas de transmissão de energia elétrica.
Ingressou na antiga Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat) aos 18 anos, a qual após a privatização, passou a ser denominada Rede Energia e posteriormente, Energisa. No período que trabalhou na empresa, participou da ampliação e implementação de diversas usinas, subestações e linhas de transmissão, sempre tratando os consumidores de energia com muito respeito e presteza, pois sempre soube da importância dos serviços de fornecimento de energia elétrica às comunidades, levando conforto aos lares, favorecendo o funcionamento do comércio, indústria, hospitais e alavancado o crescimento econômico e social das cidades.
Ainda enquanto funcionário desta empresa, foi instrutor colaborador na formação e desenvolvimento de mão de obra dos eletricistas, operadores de usinas e subestações. Capacitou inúmeros profissionais ao longo da sua vida funcional, com muito amor e dedicação. Após 35 anos prestando serviços a empresa energisa, o homenageado se aposentou. 
Casado com a senhora Jacy Gonçalves Barbosa Pasinato há quase 40  anos, é pai de Camila Barbosa Pasinato e André Barbosa Pasinato.
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT