O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande e presidente da Undime/MT, Silvio Fidelis participou na terça-feira (28) da Reunião do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto e contou com a participação do Ministro da Educação Camilo Santana e do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
Fidelis, que também é vice-presidente da Undime Nacional, representou o estado de Mato Grosso, ao lado do presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima e de representantes das seccionais de todo pais, acompanhou a divulgação do 1º Relatório de resultados do Indicador Criança Alfabetizada.
De acordo com o secretário, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.
A Pesquisa Alfabetiza Brasil — realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) em 2023 — definiu o ponto de corte para a alfabetização em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Isso permitiu a definição do Indicador Criança Alfabetizada e o estabelecimento de metas anuais para atingir a alfabetização de todas as crianças até 2030.
“Essa iniciativa foi fundamental para monitorar e avaliar a qualidade da alfabetização e o compromisso, assim como a implementação dos sistemas estaduais, em articulação com o Inep do MEC, divulgando agora em 2024 os primeiros resultados nacionais censitários de aprendizagem ao final do 2º ano” explicou o secretário.
Em Mato Grosso, os indicadores apontam 99,3% de adesão dos municípios ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com a rede de articulação da Gestão, Formação e Mobilização da política no território formada por 2 articuladores estaduais, 42 articuladores regionais e 142 articuladores municipais. Mais de 17 mil profissionais participantes da Formação de Ensino Fundamental e um total investido no estado de R$ 30 milhões.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, também participaram do evento realizado pelo Ministério da Educação em Brasília/DF.