A vacina contra o vírus HPV (Papilomavírus) começa a ser disponibilizada a partir da próxima segunda-feira (24) em todas as unidades de saúde do município para a população entre 9 e 14 anos. A indicação é que o imunizante seja tomado antes que a pessoa inicie a vida sexual, por isso a primeira dose deve ser tão cedo.
A campanha precisa de ampla adesão, tendo em vista que o HPV (papilomavírus) está presente em quase 100% dos casos de câncer do colo de útero.
Segundo o gerente do Departamento de Saúde do município, Paulo Padim, é importante que os pais levem os filhos para serem vacinados. “Estamos pedindo também para que escolas públicas e privadas avisem os adolescentes para irem às unidades de saúde. Vale lembrar que a vacina é segura e previne contra o câncer”.
Papilomavírus
O vírus é transmissível e a infecção é silenciosa, não apresentando sintomas, na maioria das vezes. Em alguns casos, a doença pode se manifestar até 20 anos depois da transmissão do vírus.
A detecção do HPV acontece quando há lesões nos órgãos genitais masculino e feminino, geralmente em forma de verruga, ou através do exame papanicolau. Este exame deve ser feito nas mulheres de ano em ano para detectar presença do papilomavírus ou de outras infecções.
A vacina estará disponível a partir da próxima segunda-feira em todas as unidades de saúde. O atendimento acontece das 07h às 10h30 e das 13h às 16h30. A vacina possui mais duas doses de reforço.