O Hospital Estadual Santa Casa, mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em Cuiabá, promoveu, nesta quarta e quinta-feira (26 e 27.03), duas apresentações do projeto “Doutores Palhaços” sobre a importância da organização da equipe para a realização de exames em crianças.
Segundo a superintendente de enfermagem do Hospital Estadual, Dileuza Alves Macedo, a ação teve o objetivo de conscientizar, de forma lúdica, os profissionais responsáveis pela realização dos exames de urgência no pronto atendimento infantil. As apresentações duraram cerca de 20 minutos.
“O nosso objetivo é reforçar para os profissionais da assistência do Pronto Atendimento Pediátrico a importância do atendimento dos exames de urgência. Isso é feito de forma lúdica, com a descontração dos Doutores Palhaços, para preparar as equipes e alinhar os fluxos de trabalho”, explicou.
Três profissionais do setor administrativo da unidade, uma fonoaudióloga e uma fisioterapeuta, que atuam no projeto “Doutores Palhaços” desde agosto de 2024, foram as responsáveis pelas apresentações. As servidoras Silvanete Berbel, Cinthya Machado, Leidylea de Oliveira, Milnen da Silva e Elaine Siqueira vivem, respectivamente, as palhaças Dra. Nete Gorete, Dra. Pantufa, Dra. Pimpolha, Dra. Meleka e Dra Petit.
O Hospital Estadual Santa Casa conta com sete doutores palhaços atuantes, que se revezam entre visitas realizadas semanalmente, de acordo com uma escala. Já as apresentações especiais, como essa de conscientização sobre os exames, são agendadas conforme a demanda da instituição.
Sobre os Doutores Palhaços
O projeto “Doutores Palhaços” capacita profissionais na arte da palhaçaria, que atuam em hospitais e unidades de saúde, com o intuito de levar alegria e conforto aos pacientes, acompanhantes e servidores. As atividades proporcionam a liberação de hormônios como a endorfina, serotonina e dopamina, para auxiliar no bem-estar físico e emocional dos pacientes.
O projeto “Saúde com Alegria: Doutores Palhaços no Estado de Mato Grosso” foi idealizado pela Superintendência de Atenção à Saúde da SES e é executado por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde.
Fonte: Governo MT – MT