Senhoras e senhores. ‘Apertem os cintos’ porque o espetáculo vai começar!
E o melhor. Nesta peça teatral as entradas são gratuitas, e a classificação indicativa está condicionada ao interesse do espectador em conhecer um pouco mais sobre a legislação de trânsito brasileira.
É claro que estamos falando do 18º Festival Estudantil Temático para o Trânsito (FETRAN) que acontece entre os dias 14 a 17 de agosto, no Centro de Eventos Ari José Riedi, em Sorriso.
Promovido pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso (SPRF/MT) e pelo Governo do Estado, com apoio da Prefeitura de Sorriso, por meio das secretarias municipais de Educação e de Cultura, Turismo e Juventude (SEMCULTJ), o festival utiliza o teatro como ferramenta didática para sensibilizar e conscientizar estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) sobre os riscos no trânsito, além de fomentar a produção cultural e artística na comunidade escolar.
As etapas regionais acontecem, respectivamente, nas cidades de Primavera do Leste, Sorriso, Campo Verde, Várzea Grande, Sapezal com encerramento em Cuiabá, no dia 20 de agosto (domingo).
Em Sorriso, os artistas/estudantes dividirão o palco com grupos teatrais dos municípios de Paranaíta, Colniza e Sinop. Ao todo 20 peças estarão em cartaz nas categorias infantil, infantojuvenil e juvenil.
“O FETRAN agrega educação e artes cênicas num único espaço. Um trabalho de interação e de conscientização com resultados em curto e longo espaço de tempo. Enquanto passageiros, eles “puxam” a orelha daqueles papais que desrespeitam a sinalização de trânsito ou abusam na velocidade e, futuramente, como motoristas, tendem a ser mais conscientes do que os condutores de hoje”, observa Daniel Henrique de Souza, coordenador da etapa regional de Sorriso.
A opinião de Souza é endossada pela secretária Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, Marisa de Fátima Neto. A gestora foi categórica ao afirmar que a mudança comportamental dos jovens de Sorriso está relacionada aos investimentos em projetos sociais voltados para o esporte, educação e cultura.
“Os projetos desenvolvidos pela Administração Municipal englobam diretamente mais de 4 mil crianças e adolescentes. Isso sem falar dos projetos em que somos parceiros, a exemplo do FETRAN. São estudantes que mudaram suas expectativas de futuro. Jovens que passaram a enxergar a vida de modo mais amplo, com uma maior responsabilidade e mais oportunidades”, assinala.
A abertura da 18ª edição do Fetran está programada para segunda-feira (14), a partir das 19h, no Centro de Eventos Ari José Riedi, no bairro Rota do Sol.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT