Cultura de Sorriso participa pela primeira vez de seleção da Escola Bolshoi o município foi destaque em competição e garantiu 75% das vagas disponíveis para o estado de Mato Grosso.
A pré-seleção para bolsas de estudo integral de balé da Escola de Teatro Bolshoi Brasil, que aconteceu no último final de semana em Sinop, aprovou oito bailarinos do estado de Mato Grosso. Sorriso foi destaque entre os finalistas e garantiu seis dessas oito aprovações, sendo cinco meninas e um menino.
O resultado foi divulgado nesta terça-feira (25) e pode ser conferido no site das audições. Os candidatos pré-selecionados deverão participar da seleção nacional, vagas 2025, que acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro de 2024 e requer presença obrigatória na cidade de Joinville/SC.
Os professores dos polos de cultura manifestaram imensa alegria com os resultados obtidos por seus alunos na audição. “Ver o nome de minha aluna na lista de selecionados confirmou minhas expectativas. Tive a certeza de que fiz a escolha certa de levá-la, além de poder mostrar a ela um novo caminho. Ela tem um futuro brilhante pela frente,” contou a professora-estagiária Maria Luísa Moura e Silva de Morais, que atende o polo São Domingos.
A mesma alegria sentiu a professora-estagiária Bruna Luiza Sganderla Antunes, do polo Santa Maria. “As crianças se esforçaram bastante e deram o melhor de si, e os resultados mostram o reflexo dessa dedicação. Fiquei muito orgulhosa e estou muito empolgada para a próxima etapa,” destacou ela.
O aluno do Polo Mário Raiter, Marcos Antônio da Silva Diniz, de 11 anos, que foi o único menino que representou Sorriso e foi selecionado para a etapa nacional, se mostrou animado com os próximos desafios. “No início fiquei um pouco nervoso, mas aos poucos fui me acalmando. Realizei todo o processo com confiança e desejo de seguir com a dança, caso eu passe na próxima etapa,” comentou.
“Vivenciar essa experiência é uma grande oportunidade de aprendizado, de crescimento e de conexão com os desafios da vida real. Por isso acho muito rica a participação de nossos alunos em campeonatos como esses. Felicito todos os nossos bailarinos que participaram da pré-seleção, independente de terem sido selecionados ou não,” frisou a professora Caroline Kathllen da Silva do Nascimento.
Esse processo de seleção da escola catarinense, que é a única filial no mundo fora de Moscou, na Rússia, integrou a programação do mais completo evento de dança do Mato Grosso, o 12° Conexão Dança, que aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de junho, em Sinop. “Após a pandemia, esse foi o primeiro ano que voltamos a realizar o evento em formato grande, e foi ótimo porque tudo deu muito certo e percebemos uma energia de conexão incrível. Sorriso fez uma participação brilhante no encontro!,” relatou Claudiano Christ, CEO da Escola Palco.
12ª Edição do Conexão Dança
Com mais de 300 participantes, o 12º Conexão Dança foi realizado em Sinop nos dias 21, 22 e 23 de junho e contou com workshops de balé, jazz, dança contemporânea, dança oriental árabe e empreendedorismo na dança durante os períodos da manhã e tarde na Escola Palco.
Já à noite, os participantes mostraram seus talentos durante a Mostra de Dança no Centro de Eventos Dante de Oliveira. O evento, que conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura de Sinop, reúne bailarinos de todo Mato Grosso e de outros estados.
De acordo com a professora de balé Thaty Oliveira da Silva, “o incentivo que tivemos da Semcultj para participar dos workshops foi essencial. Sem esse apoio não teríamos participado do evento nem levado nossas crianças para a pré-seleção da Escola Bolshoi.”
“Foi um final de semana de muito aprendizado. Pudemos vivenciar diferentes técnicas de dança com profissionais altamente qualificados e atualizados do mercado. Saímos totalmente da nossa zona de conforto. Além disso, tivemos um curso de empreendedorismo na dança que foi sensacional. Eu não imaginava quantas frentes de trabalho existiam nesse ramo,” relatou o professor John Oliveira.
“O evento foi um sucesso, trouxe muitas reflexões e propiciou muitos conhecimentos. Em geral, cursos sempre acrescentam saberes, e, quando vivenciamos essa reunião de estudos em dança, ampliamos as possibilidades de aprendizado,” disse o professor licenciado Dhiefferson Lopes de Lima.
“Para além das diferentes técnicas e estéticas lecionadas, onde se aprimora o método e se tem o contato com modalidades distintas, também podemos observar e aprender com o mover de outros corpos – professores, estudantes, amantes e profissionais da dança,” completou o professor.
O secretário da Pasta de Cultura, Turismo e Juventude, Salles Fernandes, disse que os depoimentos dos professores já falam por si. “Só tivemos resultados positivos desse evento. Nossos professores estão ainda mais capacitados e temos seis alunos selecionados para a próxima etapa da escola Bolshoi. Estou muito orgulhoso, pois essa é a primeira vez que nossos alunos passam pela seleção!,” disse o secretário.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT