Desburocratizar, inovar e ampliar a participação do cidadão por meio da transformação digital. Estes termos são os que conduzem toda a redação do Decreto Municipal 926 da Prefeitura de Sorriso, publicado nesta terça-feira (18 de julho).
O documento destaca, item a item, os princípios, as regras e os instrumentos para tornar a Administração Pública mais eficiente. “Basicamente, somos uma instituição que gere recursos públicos, que vêm dos impostos do cidadão, para entregar serviços ao cidadão”, contextualiza o secretário de Administração, Estevam Calvo, complementando que “é preciso avançar constantemente para que esta prestação de serviços seja sempre com qualidade, agilidade e rapidez”.
Para tanto, a Prefeitura vem disponibilizando, gradativamente, ferramentas que aproximam, virtualmente, o cidadão a estes serviços. “A disponibilização de atendimento via whatsApp é presente em várias pastas, como a de Obras e Serviços Públicos, Fazenda, e Saúde e Saneamento, por exemplo”, lista Estevam, lembrando que é possível ainda acionar a Guarda Municipal, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), o Eco Sorriso e a Sala do Empreendedor por meio do aplicativo de mensagens.
Desde 2021, o 150, que nasceu como um número para “manter a população informada sobre a Covid-19 durante a pandemia” evoluiu e se credenciou como o “Disque – Ouvidoria”, canal que permite à população solicitar serviços, tirar dúvidas, tecer crítica ou fazer elogios.
Além deste contato inicial, a tecnologia permite ir um tantinho além e viabiliza, por exemplo, a solicitação de alvarás de construção de maneira remota. Só este ano, dos 1,4 mil documentos emitidos de janeiro a junho, 98% deles foi no modo “online”.
“Não há como ficarmos restritos somente à ampliação dos canais de contato, mas essa busca por, efetivamente, ampliar o governo digital tem sido uma constante, tornando os serviços mais eficientes, muito embora, em muitas situações, é ainda imprescindível a apresentação de documentação impressa”, revela o gestor.
Sorriso também aderiu, em 2021, ao programa Cidade Inteligente, Humana e Sustentável, de modo que a dupla “inovação e resultado” estejam presente em todas as ações. “Não é uma ferramenta, um protocolo, ou um conjunto de normativas, mas sim uma nova forma de fazer gestão, focada em atender bem o cidadão sorrisense e sim, receber esses feedbacks, perceber onde é preciso melhorar e sim, o cidadão não só pode, como deve dar esse retorno”, completa Estevam.
Quer anotar alguns contatos?
Zap do Eco Sorriso – 99603 7730
Zap da Secretaria de Fazenda – 3545 4707
Zap da Sala do Empreendedor – 99978 1344
Zap da Secretaria de Saúde e Saneamento – 99967 2619
Zap da Central de Regulação – 99978 8441
Zap do NIF – 99927 2611
Zap da Guarda Municipal – 99668 2034
Zap da Coordenação de Proteção e Defesa Civil – 99668 2062
Zap da Secretaria de Obras e Serviços Públicos – 99690 1823
Ouvidoria – 150
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT