Dezembro também é laranja. E a cor – assim como o vermelho marcado pela luta contra as ISTs, tem um significado bem especial: o dezembro laranja marca as ações de conscientização contra o câncer de pele. No Município, o cuidado com a população inicia já no PSF em que o médico plantonista pode prescrever o uso de protetores solares que estão à disposição na farmácia de alto custo. Para retirar um protetor solar, basta apresentar o receituário do SUS.
A coordenadora de Assistência Farmacêutica, Itala Ferraz, pontua que de janeiro até o momento, 98 pacientes realizaram a retirada de protetor solar, foram entregues 358 protetores. O valor investido com os filtros solares chegou a R$ 4.902,10 em recursos municipais. “O Município disponibiliza filtros fator 30, 50 e 60, seguindo a recomendação da receita”, destaca. Itala frisa que não há necessidade de a prescrição ser feita por médico especialista. O pedido pode ser feito pelo clínico geral no momento da consulta.
Também pensando em proteção, o Município oferta filtro solar e roupa com proteção UV para agentes de combate à endêmicas e agentes comunitários de saúde. “Sabemos que esses servidores atuam sob o sol forte e nesses casos o filtro e a roupa UV são considerados EPIs (equipamentos de segurança individual)”, destaca o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.
Mas o cuidado precisa ser geral, né?! Por isso, seguem algumas dicas da Sociedade Brasileira de Dermatologia em relação ao câncer de pele:
Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
Use sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar;
Lembre-se que usar o filtro solar apenas uma vez durante todo o dia não protege por longos períodos.
É preciso ficar atento a sintomas como:
Pintas, eczemas ou outras lesões;
Lesões na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
Pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
Mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
E se você tem fatores de risco como histórico familiar de câncer de pele; pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros; trabalha frequentemente exposto ao sol sem proteção adequada; teve exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência e tem alguma dúvida sempre vale passar no PSF, consultar e pedir a receita do protetor solar!
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT