A secretária municipal de Trânsito, Priscila Stefany e o Diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder, Vinícius Amoroso, montaram uma força tarefa envolvendo as equipes de trabalho das duas instituições para revitalizar, atualizar e modernizar a sinalização do trânsito no quadrilátero central da Cidade, envolvendo os Centros A e B.
Os trabalhos se iniciaram na manhã desta quarta-feira (22), na região do Casario, no ‘Centro-A’ da cidade, começando pela confluência da Avenida Rosa Bororo com Avenida Amazonas, seguindo pela Dom Wunibaldo e se estendendo até a rua Fernando Correa.
Segundo o diretor da Coder, Vinícius Amoroso, a empresa participa da força-tarefa, com equipes de limpeza, pavimentação e sinalização. Inicialmente será aplicada lama asfáltica, ou microrrevestimento, dependendo da necessidade do local nas referidas vias públicas.
Conforme Vinícius, “onde não houver necessidade e a pista estiver em boas condições, será feita apenas a lavagem (limpeza) e posteriormente a instalação da sinalização horizontal (pintura de solo) e vertical que é a colocação de placas de sinalização e orientação”, explicou.
No entanto, a secretária Priscila, reitera que os agentes de trânsito (amarelinhos), estarão ao longo das vias que receberão as obras de recuperação da pavimentação e sinalização, orientando o tráfego e disciplinando o trânsito para evitar acidentes.
Em razão disso, ela orienta aos motoristas e usuários das citadas vias, que atentem à sinalização e respeitem a legislação. “Nós vamos procurar fazer o nosso melhor incluindo trabalhar a noite para evitar e minimizar os transtornos aos usuários, mas precisamos da colaboração de todos”, explicou.
Ainda conforme a secretária de Trânsito, durante as obras de recuperação de pavimentação, bem como de sinalização, algumas ruas transversais e avenidas do quadrilátero, estarão interditadas, por isso a recomendação.
Como os trabalhos começaram pelo ‘Centro A’, que compreende o espaço entre as ruas Rosa Bororo e Fernando Corrêa e Avenida Dom Wunibaldo e Presidente Kennedy, incluindo as respectivas vias transversais, a estimativa da força-tarefa é que os trabalhos estejam concluídos no máximo até o aniversário da cidade no dia 10 de dezembro.
Já a segunda fase da operação, que vai beneficiar o ‘Centro-B’, que compreende o espaço entre a Rua Fernando Corrêa da Costa, até a Rua Rio Branco, e, as avenidas Presidente Kennedy e Dom Wunibaldo, deve ser iniciada assim que a primeira etapa for concluída.
Dentre o processo de revitalização e modernização do trânsito no quadrilátero central, está a questão da modernização do sistema semafórico, cujo projeto já se encontra na fase de cotação, para a seguir, entrar na fase de licitação e contratação da empresa fornecedora dos equipamentos.
Conforme o projeto da Setrat, os semáforos substituídos e retirados do centro da cidade, serão reutilizados em outros locais e bairros da cidade, onde haja necessidade.