Portal Live

Portal Live

Setasc promove campanha de conscientização pela erradicação do trabalho infantil

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) promoveu panfletagem no município de Várzea Grande, percorrendo ruas e comércio local, como parte da programação da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, realizada no mês de junho.

A ação é organizada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti-MT), com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Setasc, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande.

Conforme a superintendente de Benefícios, Programas e Projetos do SUAS da Setasc, Marimar Michels, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) é uma ação federal, desenvolvida pela gestão estadual, em parceria com os municípios.

“Várzea Grande é um município que aderiu e executa o PETI. Atendemos um pedido da Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande para estarmos juntos realizando a panfletagem, que é uma divulgação, com o objetivo de sensibilizar as pessoas. É necessário que a população consiga ver que o trabalho infantil é um crime, e traz sérias consequências para as crianças. E a Setasc está presente, fortalecendo essa ação em prol das crianças”, afirmou a superintendente Marimar.

A secretária adjunta de Assistência Social de Várzea Grande, Daniela Baroni, ressaltou que a mobilização é para conscientizar as pessoas sobre a importância da erradicação do trabalho infantil.

“É muito importante que as pessoas sejam informadas, conheçam sobre o assunto. Por isso, temos que passar essas informações para que as pessoas entendam o que é o trabalho infantil, e que o lugar da criança é a escola e os projetos sociais, para que elas possam se desenvolver, onde elas possam conhecer sobre o mundo e devolver suas habilidades, sem fazer nenhum tipo de trabalho antes da idade correta e do momento certo. Esse trabalho que nós estamos desenvolvendo é muito importante, e o nosso objetivo é espalhar para o maior número de pessoas as informações referentes ao trabalho infantil”, disse.

De acordo com a coordenadora do PETI em Várzea Grande, Geni Corrello, a ação é realizada durante todo o ano, em pontos estratégicos e em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Secretaria de Educação, Guarda Municipal e muitos outros que abraçam a causa e fazendo uma abordagem informativa.

“Fazemos diversas ações, principalmente em escolas, como palestras para os pais e as crianças. Com a pandemia houve um aumento significativo de trabalho infantil. Infelizmente é uma realidade muito chocante. Agradeço a todos os parceiros que temos, principalmente a Setasc, que está presente nesta ação e nos forneceu todo o material para a realização da panfletagem”, declarou a coordenadora.

A assessora pedagógica do município, Meiry Snowareski, relatou que faz trabalhos nas escolas no intuito de conscientizar tanto as crianças quanto os pais sobre o trabalho infantil.

“Muitos confundem trabalho infantil com afazeres domésticos, o que não é o certo. Não há problema em ajudar nos afazeres de casa. O problema é o trabalho fora e que traga para dentro de casa uma remuneração. Criança tem que ser criança”, finalizou.

Fonte: Governo MT – MT

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima