Durante o patrulhamento fluvial, em região próxima à Praia do Vereda, os agentes de fiscalização avistaram um indivíduo praticando pesca predatória, com uso de espinhel. Ao perceber a chegada da equipe, o infrator fugiu por um caminho de mata, abandonando a canoa e o pescado.
Na embarcação, os fiscais encontraram os peixes, quatro deles ainda com vida, sendo três da espécie barbado e um abotoado. Os animais foram devolvidos ao Rio Cuiabá. Os demais, já sem vida, foram recolhidos e doados para a Instituição de Acolhimento para Idosos, no município.
O período de defeso da piracema nos rios de Mato Grosso teve início no dia 2 de outubro de 2023 e segue até 1º de fevereiro de 2024. Os agentes ambientais estão em campo fiscalizando a pesca ilegal e realizando o trabalho preventivo, por terra e água, como forma de orientar os pescadores e evitar que o peixe seja retirado da água durante o período de reprodução das espécies.
Canal de denúncia
A Sema-MT atende denúncias da população contra crimes ambientais e pescas predatórias pela Ouvidoria, no telefone 0800 065 3838, pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo WhatsApp (65) 98153-0255 e em suas Unidades Regionais.
Quem se deparar com algum crime ambiental também pode denunciar por meio do contato da Polícia Militar 190.
*Supervisão de texto de Nayara Takahara
Fonte: Governo MT – MT