Em 2023, após conquistar a 7ª colocação no Campeonato Brasileiro de Seleções Cadetes, o estado de Mato Grosso deu um salto significativo em 2024, chegando com as 2 equipes na final da competição.
No masculino, a campanha foi marcada por vitórias importantes na primeira fase contra Bahia, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Na semifinal, o time mato-grossense superou o Espírito Santo, mas acabou sofrendo uma derrota contra a equipe de Alagoas, com placar final de 34 a 33.
Já no feminino, as meninas de Mato Grosso também brilharam na fase inicial, com vitórias contra as equipes da Bahia, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Santa Catarina. Na semifinal, a disputa foi contra o Rio Grande do Sul com direito a vitória, mas amargaram uma derrota contra Pernambuco na prorrogação da grande final.
As seleções mato-grossenses contaram com a organização da Federação Mato-grossense de Handebol (Fehamat), e apoio do Governo de Mato Grosso, através da SECEL, que arcou com o custo de transporte de Cuiabá a Campo Grande e da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), que promoveu e custeou as duas fases de treinamento em Sorriso, bem como o transporte dos atletas para Cuiabá.
As seleções foram compostas por um total de 32 atletas, sendo 16 de Sorriso, 4 de Ipiranga do Norte, 2 de Cáceres, 3 de Arenápolis, 2 de Tangará da Serra, 1 de Barra do Garças, 2 de Primavera do Leste, um de Poconé e um de Sapezal.
Too esse trabalho foi comandado pelo treinador e supervisor Cristiano Fripp e a equipe formada pela técnica Jordane Santos, auxiliares Milton Silveira, Michelli Stuchi e Emanuel Velasco. E de forma online, o treinador de goleiros Willian Teza e analistas Telma Lemos e Luciano Zamperlini.
“Mato Grosso demonstrou grande evolução e determinação ao longo do campeonato, consolidando-se como um competidor relevante no cenário nacional de seleções cadetes de handebol”, frisa o treinador.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT