A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) inaugurou, nesta terça-feira (24.09), o estúdio da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), na sede da pasta, em Cuiabá.
O estúdio faz parte do programa do Ministério da Educação (MEC), que visa a implantação da RIEH em Mato Grosso, sob coordenação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mato Grosso aderiu à rede em novembro de 2022¿.
O núcleo é um espaço físico que busca fomentar a educação híbrida – onde parte do ensino é dado nas salas de aula, e outra pela internet – e que irá auxiliar na criação de conteúdo audiovisual para o ensino digital na rede pública, especialmente na recuperação da aprendizagem de estudantes do Ensino Médio, sobretudo em áreas rurais e comunidades indígenas e quilombolas.
Entre as propostas do estúdio, estão a produção semanal de videoaulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), transmissão simultânea dos “aulões” de véspera da prova por componente curricular, produção de material orientativo para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), monitoramento do desempenho dos estudantes e podcasts produzidos por estudantes via projeto escolar.
Para que esse processo já comece a gerar resultados nos próximos dias, uma equipe da UFAL, formada por especialistas em gestão de políticas públicas e pedagogos, capacita os primeiros 200 profissionais da Rede Estadual de Ensino que vão atuar na produção, gerenciamento do conteúdo e acompanhamento dos resultados.
O secretário Alan Porto aponta que as iniciativas com o estúdio não vão melhorar apenas a qualidade do ensino, mas também preparar os alunos e professores para uma rotina escolar cada vez mais digital.
“A tecnologia já caminha junto do cotidiano da nossa rede de educação com notebooks para professores, chromebooks para estudantes, rede de internet de alta velocidade, Smart TVs em sala de aula e plataformas digitais como o Sistema Estruturado de Ensino e o mais Inglês, só para citar algumas”, completou Alan.
O professor Dr. Ibsen Mateus Bittencourt, coordenador nacional da RIEH, avaliou que Mato Grosso está na vanguarda do ensino híbrido com esse ambiente virtual de aprendizagem, observatório e um avançado sistema de avaliação.
“É todo um arcabouço que vem sendo inserido não só com a inserção de equipamentos de estúdio, mas com diversas tecnologias educacionais para dar ainda mais robustez ao processo no qual a Seduc saiu à frente de alguns estados”, avaliou.
O secretário observou que o próximo passo será selecionar escolas para o projeto-piloto e destacou que esse formato de produção de conteúdo educacional promoverá a criatividade e as habilidades de comunicação dos alunos e dos professores.
“Além do mais, o alcance ao conteúdo que será produzido no estúdio não terá limites, pois estará disponível no canal da Seduc no YouTube”, concluiu.
Fonte: Governo MT – MT