Ampliar o número de crianças em creches; ampliar a oferta de oficinas pedagógicas e de cursos de aperfeiçoamento; ampliar os índices de cobertura de vacinação infantil, entre várias outras metas estabelecidas a curto, médio e longo prazo. Essas são algumas das situações acompanhadas de perto pelo programa de apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico, lançado em março de 2022 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) como ferramenta de apoio aos municípios.
Na última segunda-feira, 21 de agosto, o secretário de Administração, Estevam Calvo, detalhou um pouco mais desse panorama de acompanhamento e de metas estabelecidas para o Município de Sorriso em reunião com os secretários e adjuntos municipais. “Inicialmente destacamos algumas das metas da educação e saúde municipais como exemplo, mas essa ação, bem como um cronograma de objetivos e metas está sendo estabelecida em todas as pastas”, frisa Estevam.
O gestor destaca que o objetivo do GPE é justamente disponibilizar ferramentas que possibilitem aos municípios a gestão estratégica das políticas públicas municipais por meio de consultorias, capacitações, monitoramentos e sistemas informatizados, disponibilizadas pelo Tribunal. Conforme Estevam, o apoio do TCE em ações de políticas públicas é essencial. “O TCE possui uma grande experiencia em gestão estratégica e podermos contar com esse apoio no planejamento do Município é uma ferramenta indispensável”, pontua.
Estevam destaca que do através do Plano Estratégico o cidadão pode visualizar os indicadores e objetivos a serem alcançados pelas unidades administrativas. “Inclusive, tudo está à disposição para consulta do cidadão no Portal Transparência da Prefeitura de Sorriso”, acrescenta.
O programa foi lançado pelo TCE em março de 2022. Em 22 de setembro de 2022, Sorriso estabeleceu o Decreto Municipal nº 761 instituindo o Comitê de Gestão Estratégica do Município. No Estado, o GPE é executado pela Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação do TCE/MT, e conta com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT