O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) iniciou nesta segunda-feira (31) a entrega de autorizações para a ligação à rede de esgoto na última parte do bairro Alfredo de Castro 1, concluindo a integração de toda a região ao sistema. Somados aos moradores do Alfredo de Castro 2 e Celina Bezerra, que já são atendidos, a região tem agora mais de 14 mil pessoas atendidas.
As orientações para as ligações foram antecipadas no sábado (29) durante reunião com o presidente do Sanear, Paulo José Correia. Ele explicou que o município investiu na região mais de R$ 20 milhões para atender toda a comunidade.
No Sistema de Abastecimento de Água (SAA) foram construídas elevatórias, reservatório, poço tubular profundo e adutoras. Já no Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) os investimentos viabilizaram a implantação de redes, elevatórias e linhas de recalque. Todo o esgoto coletado na região será tratado.
“O prefeito José Carlos do Pátio está realizando maior programa de investimentos em saneamento da história de Rondonópolis. A universalização do atendimento na região do Grande Alfredo de Castro é resultado deste programa e motivo de muita alegria para todos nós”, disse Paulo José, lembrando que a região também já conta com 100% de coleta de lixo (comum e seletiva).
Outra boa notícia para os moradores é a parceria firmada entre o município e a Energisa, empresa concessionária do serviço de Energia Elétrica, para a doação de padrões às famílias de baixa renda nos bairros Alfredo de Castro 1 e 2. A empresa vai investir quase um milhão de reais para atender cerca de 700 residências.
“A Energisa vai colocar uma equipe na sede do CRAS aqui no bairro para orientar os moradores que tiverem interesse de fazer a inscrição para receber os padrões. Nas residências que já tiverem ponto de conexão vamos entregar o equipamento com a energia ligada, sem a necessidade de contratação de eletricista”, informou o gerente de relacionamento da Energisa, Cristiano Lima Tomáz.
As inscrições para o programa de padrões serão abertas dentro de algumas semanas, acompanhando o cronograma de obras de infraestrutura e também de distribuição de ‘kits habitação’ pela Prefeitura.
VISITAS
Após a reunião realizada na quadra de esportes do bairro Alfredo de Castro, o presidente Paulo José Correia e a secretária municipal de Habitação, Huani Gonçalves, visitaram as obras e também estiveram em várias residência para conversar com os moradores.
“Conferimos pessoalmente o andamento das obras e ouvimos muitos agradecimentos. A comunidade também apresentou demandas que vamos encaminhar agora à Coder e outros órgãos da administração pública. Essa interação é fundamental, pois garante a solução rápida e eficiente das reivindicações”, destacou Paulo José.