Rondonópolis virou destaque nacional nesta quinta-feira (17) com a publicação do ranking da “Qualidade da Informação Contábil e Fiscal”, conforme anunciou a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), ligada ao Ministério da Fazenda. O município está em primeiro lugar entre aqueles com mais de 100 mil moradores que tiveram melhor evolução de um ano para o outro, com exceção das capitais.
Esse ranking avalia a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais (Siconfi) do Setor Público Brasileiro, de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.
De acordo com a portaria 902 do Ministério da Fazenda, Rondonópolis saiu na frente dos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes com aumento de 68,9 pontos percentuais na evolução da categoria. A análise das informações para elaborar o ranking levou em consideração os dados do exercício 2022.
Atrás de Rondonópolis, estão os municípios de Rio das Ostras – RJ com 66,5 pontos percentuais e Cabo Frio – RJ que registrou um aumento de 64,2 pontos percentuais.
No ranking dos Estados que tiveram a melhor pontuação em cada categoria estão Goiás em primeiro lugar com 99,46%, seguido por Rondônia que recebeu 98,21% e Espírito Santo que ficou em terceiro lugar 97,80%. Mato Grosso ocupa a posição de número 13 com 94,1%.
A informação foi publicada na edição 156 do Diário Oficial da União.