Representantes de diversas instituições do setor algodoeiro, participaram estiveram na China buscando ampliar o mercado asiático para o algodão brasileiro.
“Trata-se de um trabalho que gradativamente vem se fortalecendo junto à China, e que começa a trazer resultados para o Brasil. Desde que passamos a exportar para aquele país atingimos 1,211 milhão de toneladas em 2023/2024, um aumento significativo de market share, ou seja, do percentual de exportação da fibra brasileira”, afirmou Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).
A missão fez parte do programa Cotton Brasil, coordenado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).
Além visitas a indústrias têxteis, encontros com empresários chineses e representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a comitiva participou do “2024 China Cotton Industry Development Summit”, promovido pela China Cotton Association (CCA) e do Seminário Econômico Brasil-China, organizado pela Apex-Brasil.
A missão, iniciada em 27 de maio, percorreu cidades como Xian, Xangai, Ningbo e Pequim, reforçando a presença do algodão brasileiro em um dos mercados mais dinâmicos do mundo. A comitiva foi organizada pelo programa Cotton Brasil, coordenado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).
Os resultados da missão foram celebrados como um passo importante para a consolidação do algodão brasileiro no cenário global, destacando o esforço contínuo de internacionalização e fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e China.
Fonte: Pensar Agro