Portal Live

Portal Live

Relatório final da CST da Apicultura será apresentado em março

Foto: MARCOS LOPES/ALMT

A Câmara Setorial Temática da Apicultura Profissional e Recreativa – CST da Apicultura deve apresentar o relatório final na segunda quinzena de março. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (27), pelo presidente da CST, José Lacerda, durante a 7ª reunião, realizada na Sala das Comissões, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT.

A CST foi instalada em maio de 2024, por indicação do deputado Wilson Santos (PSD). O próximo passo será a análise dos encaminhamentos e a elaboração do relatório final, para que as orientações cheguem aos pequenos produtores rurais e possa impulsionar a produção sustentável de mel e seus derivados em Mato Grosso.

Conforme o presidente da CST da Apicultura, José Lacerda, o diagnóstico constatou a necessidade de se trabalhar na legislação, liberar linhas de créditos, dar assistência técnica e orientação ao pequeno produtor de como comercializar, pois segundo ele, grande parte produz, mas não tem a certificação para vender seus produtos.

“Isso acaba criando entrave para a produção. Mato Grosso tem condições de, em curto prazo, se tornar o maior produtor de mel do Brasil. Vai depender das políticas públicas e se há interesse do Estado em apoiar efetivamente essa atividade”, pontuou Lacerda.

André Ovelar, apicultor em Cuiabá e Cáceres, está otimista com o trabalho desenvolvido pela CST. “É fundamental para agregar conhecimentos e apoio governamental que é de suma importância, além da simplificação das exigências legais para facilitar o nosso trabalho”, avaliou.

“Acredito que essas discussões desenvolvidas aqui servem de provocação para que o produtor se profissionalize e tenha condições de abastecer o mercado”, afirmou Rubens de Pinho Filho, relator da Câmara Setorial.

Especialista no assunto, o consultor José Guilherme Barbosa Ribeiro, chamou a atenção para a importância da valorização dos produtos regionais pelos consumidores.

“Nós temos que apoiar dando preferência aos nossos produtos na hora da compra. Temos condições de transformar Mato Grosso na grande commodites do mel e seus derivados, será um diferencial fantástico em nível internacional. Nosso mel tem condições técnicas de qualidades excepcionais”, mensurou, ao destacar que os três biomas de Mato Grosso: Cerrado, Pantanal e Amazônia favorecem as floradas no ano inteiro.

Fonte: ALMT – MT

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima