A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, recebeu na manhã dessa terça-feira (18 de julho) a medalha ‘’Mérito de operações especiais’’ da Polícia Militar do Estado, como reconhecimento pela contribuição do Judiciário às atividades da segurança pública estadual.
Para a magistrada, a condecoração representa a percepção de todo o empenho que a instituição tem tido para colaborar com o bem-estar da população.
“O Poder Judiciário tem uma gestão pautada nas parcerias, no diálogo e principalmente na aproximação com a Polícia Militar em virtude dos objetivos comuns, que são a melhoria e a agilidade dos serviços entregues ao cidadão. E isso ninguém faz sozinho. Então, eu percebo que essa condecoração é um reconhecimento dos esforços de ambos.”
Na mesma solenidade também foram homenageados com a medalha o desembargador Rui Ramos Ribeiro e a diretora-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso(Esmagis-MT), desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos.
“Eu fico muito feliz. Isso significa que nós estamos cumprindo nosso papel. Esse estudo conjunto entre as escolas permite que o juiz tenha um outro olhar sobre as situações que lhe são apresentadas e com a polícia ocorre o mesmo, aprimorando, assim todo o sistema de Justiça Criminal’’, afirmou Helena Maria.
Já o desembargador Rui Ramos, que já atuou como juiz da auditoria militar na década de 90, ressaltou a alegria em também ser lembrado.
‘’Recebo com muito prazer mais essa comenda. Sinto que, de certo modo, é uma retribuição pelos esforços ao longo de décadas na magistratura. Me sinto realmente gratificado.”
O comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Mendes, e o governador, Mauro Mendes, destacaram a importância da relação harmoniosa entre os poderes para a garantia da segurança e ordem públicas.
‘’Nós reconhecemos, respeitamos o Poder Judiciário, e para isso estamos fazendo essas homenagens para que todos os magistrados se sintam contemplados também e juntos em um só objetivo: combater o crime organizado’’, disse o coronel.
“Eu fico muito feliz aqui no Estado de Mato Grosso com essa parceria sempre muito profícua entre todos os poderes. E essa sinergia tem sido fundamental para alcançar grandes e importantes resultados para a sociedade na área de segurança pública’’, afirmou Mauro Mendes.
Ao todo 120 autoridades civis e militares receberam a condecoração, considerada a honraria máxima para homenagear personalidades que prestaram relevantes serviços às atividade do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da segurança pública. No mesmo evento, realizado no auditório do Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, também foi aberto o primeiro Simpósio Nacional de Operações Especiais, que reuniu militares e referências na área de operações especiais de todo o país.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Foto horizontal colorida da presidente recebendo a medalha de uma policial militar. A magistrada usa um blaser branco e blusa preta. Ao lado dela vários outros homenageados estão em pé. Segunda imagem: foto em plano aberto do dispositivos de autoridades sentados em cadeiras no palco do Teatro Zulmira Canavarros. Entre elas estão a presidente do TJMT, a desembargadora Helena Mari Ramos e o desembargador Rui Ramos Ribeiro.
Fernanda Fernandes/ Fotos: Christiano Antonucci – Secom-MT
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br