Portal Live

Portal Live

Projetos sociais da PMMT afastam jovens da criminalidade e incentivam práticas esportivas

Muito além de garantir a segurança da população mato-grossense, a Polícia Militar desenvolve um papel importante voltado à educação social de muitas crianças e jovens a partir de projetos esportivos. Exemplo disso são as aulas de Jiu-Jitsu e a Escolinha de Futebol, promovidos pelo Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), e o Lutando Pelo Futuro, desenvolvido pelo 1º Batalhão de Cuiabá. Ambos foram destaques, nesta terça-feira (16.01), no podcast Conecta Jovem, do Governo de Mato Grosso, apresentado pelo jornalista Israel Prates.

A presidente do Grêmio da Rotam, sargento Luciana Jucá, destacou que os projetos da unidade especializada já receberam mais de 500 alunos, que inclusive trouxeram diversas medalhas para o Estado em competições regionais e nacionais.

“O projeto de jiu-jitsu teve início em 2013 e era voltado apenas para filhos de policiais militares. No entanto, tivemos muito reconhecimento e abrimos para a população poder participar. Temos 230 alunos matriculados e uma média de 200 medalhas já conquistadas no Estado. Já a escolinha de futebol começou em 2018 e também conta com uma grande participação dos jovens. Essa foi uma das formas que encontramos para aproximar a população das atividades da Rotam”, destacou a sargento.

O comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Jean Kleber, comemorou a adesão do projeto Lutando Pelo Futuro, no qual, hoje, mais de 260 alunos praticam karatê e jiu-jitsu, em Cuiabá. Ele ainda destacou a importância de alinhar atividade física às práticas sociais, tirando dos jovens a oportunidade de conhecerem a criminalidade.

“A Polícia Militar age preventivamente. A prevenção primária é um aspecto fundamental no exercício da nossa função. Além de nos aproximarmos da sociedade, é fazer com que os princípios da PM, de ordem, desenvolvimento social sejam apresentados por nós à sociedade. O objetivo do projeto é oportunizar uma atividade desportiva retirando as crianças e os adolescentes da ociosidade. Essas crianças e adolescentes terão uma ocupação de forma saudável, principalmente em um ambiente militar, que possui regras a serem seguidas”, comentou.

Para assistir o episódio na íntegra clique no link aqui.

Fonte: Governo MT – MT

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima