Três projetos foram apresentados durante a 18º Mostra “Aqui tem SUS”, que aconteceu dentro do 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento realizado em Goiânia (GO), entre os dias 16 a 19 de julho, reuniu representantes das secretarias de saúde de todos os municípios do país. Com o tema “O SUS que falta no Brasil”, teve como pauta central a integralidade no SUS, que busca possibilidades e estratégias de fortalecimento.
Sinop apresentou neste congresso três experiências que foram certificadas, por terem sido selecionadas entre os municípios que se destacaram em estratégias de saúde. Um deles o projeto “Sensibilizar – uma estratégia de implantação da PICS”, de autoria de Patrícia Kamitami e Ana Paula Muller. “Me sinto lisonjeada de ter dividido a nossa experiência de implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Foram dias de muito aprendizado, pude participar de mesas de debates com pessoas renomadas, como Eugênio Vilaça, Ricardo Burger Ceccim, Alcindo Ferla e prestigiar a ministra da saúde, Nísia Trindade. Com certeza participar de um evento desse é intensificar o amor pelo SUS, é ouvir pessoas que ajudaram o nascimento do SUS, não tem como não se emocionar. Levo todas essas experiências pra semear no nosso SUS”, enfatizou Kamitami, que é enfermeira e Coordenadora da CIES.
O trabalho “O pré-natal psicológico como instrumento de humanização na gestação de alto risco”, é de autoria de Glaucia Gomes, Maria das Graças, Maria Rubia e Debora Santos. “Saber que a nossa experiência poderá ser multiplicada por muitos municípios que a conheceram, promove um sentimento de partilha e do quanto valeu a pena essa participação. O evento proporcionou experiências fundamentais e resgatou dois temas base para um SUS consolidado, que é a humanização dos serviços e a intersetorialidade. Volto para casa com alegria no coração, com o desejo de melhorar a experiência apresentada, e atender sempre à gestante de alto risco com humanidade, contribuindo desta forma com a valorização da Saúde no município”, enalteceu a psicóloga, Glaucia Gomes por ter participado do congresso.
E o terceiro projeto é de autoria da secretária de saúde, Daniela Galhardo e Coronel Jean Oliveira, que é a “Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel”. Um projeto em conjunto com o 4º Batalhão de Bombeiros Militar, onde uma equipe (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) atua dentro da viatura, para realizar procedimentos como, administração de medicamentos, intubação e análise clínica da vítima, aumentando a sobrevida dos pacientes.
Daniela Galhardo, destacou que o Congresso, considerado o maior evento de gestão da saúde pública da América do Sul, oferece oportunidade para que gestores e servidores do SUS, possam trocar experiências e mostrar os trabalhos desenvolvidos em cada cidade. “É uma honra muito grande para Sinop, ter tido três projetos selecionados para a etapa nacional. Isso só mostra nosso potencial e que estamos no caminho certo. É muito importante mostrar nossos trabalhos para os demais municípios do Brasil, poder contribuir e ainda adquirir novos conhecimentos para serem aplicados na nossa saúde. Uma conquista que devemos ao prefeito Roberto Dorner, que investe na saúde, na capacitação e na busca por melhorais”, pontuou Galhardo.
O evento contou com programação extensa de atividades e palestras com autoridades da saúde, como da Ministra da Saúde, Nísia Trindade. E participação de representantes do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CONARES), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems). Ainda na ocasião, foi eleita a nova diretoria do Conasems para mandato de um biênio e escolhida a cidade sede do Congresso de 2024, o qual acontecerá em Porto Alegre.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT