A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, está com a sua programação para o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e colo de útero, em andamento por toda Cuiabá.
Já foram mais de 300 pessoas envolvidas em eventos como roda de conversa, apresentação cultural informativa e palestras orientativas.
Na última semana, a pasta da Mulher e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foram parceiras na roda de conversa que levou informações acerca dos cuidados preventivos ao grupo da terceira idade.
“Nós falamos sobre a questão do envelhecimento saudável, a promoção de saúde e adentramos naquelas situações que englobam o envelhecimento patológico. Ou seja, desde doenças genéticas, como por exemplo, o câncer de mama até discutir as principais demências que acometem a população idosa”, explicou Bianca Borsatto, diretora da faculdade de Medicina da UFMT.
A secretaria tem intensificado ações de orientação e prevenção dado que 95% dos casos diagnosticados na fase inicial têm maiores chances de cura.
A secretária Adjunta da Mulher, Elis Prates, ministrou uma palestra para alunos da Escola Estadual Prof. Ulisses Cuiabano, na região do bairro Jardim Cuiabá.
“Estamos trabalhando com eles a prevenção e o auto exame, mas principalmente que eles possam nos ajudar a disseminar a informação para seus familiares e assim mais e mais mulheres tenham a consciência da importância do cuidado com o preventivo anualmente”, frisou.
Programação
Dia 10/10 às 8h30 – Secretaria da Mulher (auditório)
Roda de conversa com os idosos tema: O Respeito Não Envelhece
Dia 14/10 às 8h – Quintal do grupo de Siriri Flor de Atalaia
Evento cultural em alusão ao Outubro Rosa
Dia 17/10 às 10h00 – Escola prof. Ulisses Cuiabano
Palestra informativa (live)
Dia 19/10 às 14h30 – Auditório Secretaria da Mulher
Reunião da ABCMI
Dia 20/10 às 8h – bairro Altos do Parque
Roda de conversa (Varal Solidário)
Dia 24/10 às 8h – Distrito do Aguaçu
Roda de conversa
Dia 25/10 – 8h às 16h – UFMT
“Fortalecendo Laços: Juntas pela Saúde da Mulher”
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT