Portal Live

Portal Live

Procissão e missa abrem oficialmente as comemorações dos 157 anos da padroeira de Várzea Grande

Passagem da bandeira, visita a comunidades e a outras paróquias e novenas são alguns dos eventos que culminam com o aniversário de Várzea Grande

Devoção, Cultura e Fé marcaram o início das Festividades em Comemoração aos 157 Anos da Procissão de Nossa Senhora da Guia, Padroeira de Várzea Grande. A Programação das Festividades termina em 15 de Maio, com a Missa Solene em comemoração aos 157 Anos de Fundação de Várzea Grande e até lá são realizadas Missas, Novenas, Passagem da Bandeira e Visita e todas as Paróquias do município.

Diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas participaram da Procissão que saiu da Praça Nossa Senhora da Guia coma realização do Terço da Misericórdia, Ofício de Nossa Senhora, Procissão de Penitência e Missa de Abertura.

Ao final foi realizado o tradicional Chá com Bolo para as pessoas que participaram do início as comemorações. 

Portaria 5051/2023, de autoria do prefeito Kalil Baracat, que participou da Missa Solene acompanhado pela primeira-dama e promotora de Justiça, Kia Dorilêo Baracat, reconhece as comemorações da tradicional festa de Nossa Senhora da Guia como patrimônio cultural, histórico e imaterial de Várzea Grande.

A Missa que abriu oficialmente a programação dos 157 Anos da Procissão de Nossa Senhora da Guia foi ministrada pelo Padre Kleber Jorge e Silva auxiliado pelos padres Clodoaldo Tenório Araújo e José de Oliveira.

“A história de Várzea Grande e de Nossa Senhora da Guia se somam e demonstram de forma clara a fé e a devoção de um povo ordeiro, trabalhador, acolhedor e que deseja o melhor para si e para os outros”, disse o prefeito Kalil Baracat, para quem a Várzea Grande de hoje reúne uma gama de pessoas de diversas manifestações religiosas.

A partir de agora uma extensa Programação da Bandeira de Nossa Senhora da Guia vai percorrer diversas ruas e avenidas, bem como promover visitas as comunidades, visita a outras paróquias e as Novenas de Missas na Igreja Matriz.

“Cultuar uma tradição por mais de um século, demonstra a fé de Várzea Grande e de sua gente em Nossa Senhora da Guia que ampara a todos e ajuda na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse o padre Kleber Jorge e Silva.

Em um dos momentos mais emotivos da celebração, ao final da Missa, o prefeito Kalil Baracat e a primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, fizeram a coroação de Nossa Senhora da Guia e do Menino Jesus.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima