As 430 crianças que frequentam o Centro Municipal de Educação Infantil de Sorriso (Cemeis) Aquarela do Saber | Geralda da Silva Soares, localizado no Residencial Mário Raiter, vão poder desfrutar dos bancos de areia com muito mais conforto. Inaugurada em 15 de março de 2018, em um prédio locado, a unidade escolar dispõe de 20 turmas para atender crianças de 6 meses a 4 anos.
Por meio da destinação de R$ 51 mil pela Prefeitura de Sorriso, via emenda impositiva do vereador Diogo Kriguer, a Associação de Pais e Mestres (APM) da unidade vai poder instalar a cobertura nos dois bancos de areia existentes no Cemeis, permitindo que as crianças possam utilizar os locais para recreação e outras atividades pedagógicas abrigados do sol quente ou da chuva.
Presidente da APM, Odete de Souza, destacou, durante a assinatura da parceria, na manhã desta quarta-feira (3 de abril), a importância de proteger estas duas áreas das intempéries do tempo: “ Brincar é um ato pedagógico e, com a cobertura, será possível que as crianças possam utilizar os espaços durante todo o período das aulas e não apenas nos momentos de sol mais ameno”.
A diretora da unidade escolar, Paula Martini, destacou que a Associação já buscou fornecedores e fez orçamentos para a execução da melhoria. “Como serão instalados toldos, toda a manutenção deste material, também poderá ser feita por meio da APM”, explicou.
Defensor da partilha de recursos para a gestão das unidades escolares via Associações de Pais e Mestres (APMs), o prefeito Ari Lafin reforçou que, por meio da organização da comunidade escolar, é possível buscar soluções mais rápidas, práticas e eficientes.
“Quando repassamos recursos para as associações, se torna muito mais fácil, rápido e eficiente este trabalho de atendimento às demandas de pequenas reformas, manutenções o mesmo alguma aquisição de material”, comentou, lembrando que, neste ano, a Prefeitura repassou mais de R$ 3,5 milhões a 37 APMs do Município. Com os recursos, as unidades escolares têm mais autonomia para fazer pequenas manutenções, adquirir material de expediente, brinquedos educativos e outros itens pedagógicos.
Autor da emenda impositiva, o vereador também reforçou o quanto o repasse de recursos às Associações agiliza processos. Sensível à demanda apresentada pela Associação de Pais e Mestres do Cemeis Aquarela, Kriguer destacou o trabalho desenvolvido pela equipe do Departamento de Convênios (que integra a Secretaria de Fazenda). “Graças à agilidade da equipe, pudemos fazer todo o trâmite necessário para que este recurso possa ser prontamente utilizado para garantir que as crianças possam ter sombra para exercer o direito de brincar, se divertir e aprender, como rege o Estatuto da Criança e do Adolescente”.
Confira também:
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT