O prefeito Ari Lafin assinou, nesta terça-feira (25 de julho), a Ordem de Serviço (OS) para o início da edificação de um novo prédio para a Escola Municipal Geni Terezinha Forgiarini, localizada no Bairro União. A nova unidade, que deve abrigar até 1,2 mil alunos, será erguida na Quadra 24, na Rua Guarujá, no Bairro Mont Serrat, a pouco mais de um quilômetro do local atual.
Por meio do trabalho conjunto entre equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e da Secretaria de Transportes (Semtra), a Quadra 24 vem recebendo o serviço de terraplanagem, garantindo que o terreno esteja com todas as condições necessárias para o início da empreitada. “Utilizando equipes e equipamentos próprios, estamos garantindo uma economia de cerca de R$ 500 mil aos cofres públicos”, contextualizou o titular da Semosp, Milton Geller.
Só para se ter uma ideia, no fim de semana, foram utilizados 11 caminhões e duas pás-carregadeiras. A partir de ontem (24 de julho), os tratores de esteira seguem com o trabalho, garantindo assim que, nos próximos dias, a empresa licitada para erguer a nova escola, a Zion Real State, possa começar a erguer a estrutura de 4.645,15 m², orçada em R$ 15.423.793,40.
Com capacidade para atender até 1,2 mil alunos, a nova unidade, que será custeada com recursos próprios e deve ser concluída 15 meses, contará com mais de 20 salas de aulas, laboratórios (química, informática e robótica), sala para Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, auditório, estrutura completa para coordenadoria, diretoria e professores, além de refeitório cozinha, quadra poliesportiva, playground, banheiros e demais dependências com depósito, copa, lavanderia e bicicletário. A unidade também contempla o atendimento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
“A unidade segue o padrão da nova Escola São Domingos e todo o trabalho técnico é feito junto à equipe da Secretaria de Educação, permitindo assim que a unidade atenda a todas as necessidades dos alunos, professores e demais servidores que atuarão no local”, destaca o secretário da Cidade (Semcid), Ednilson Oliveira.
“Ampliar o número de vagas é uma demanda constante em Sorriso e o trabalho é intenso para oferecer unidades escolares, tanto as escolas, quantos os Cemeis, os nossos Centros Municipais de Educação Infantil, que sejam agradáveis, acolhedoras e confortáveis, permitindo assim todas as condições para que o processo de ensino-aprendizagem seja fluido e tranquilo”, destaca a secretária de Educação (Semed), Lúcia Drechsler.
“É fundamental este trabalho em conjunto, esta soma de esforços e muito foco para continuar oferecendo uma educação de qualidade em todos os sentidos, com boas escolas, bons Cemeis, profissionais em constante formação e ainda atividades no contraturno escolar por meio das escolinhas esportivas e oficinas culturais”, destaca o prefeito Ari Lafin, citando as oportunidades ofertadas via Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) e Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj).
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT