Portal Live

Portal Live

Prefeitura de Diamantino realiza recolhimento de pneus inservíveis

A prefeitura de Diamantino, por meio da secretaria de saúde e através da vigilância ambiental, realizou nesta sexta feira( 23.02) mais uma ação de coleta de pneus que estão em desuso. A ação aconteceu na base Ecoponto, localizada no Bairro Buriti e é uma parceria com a Reciclanip.

O ato teve como objetivo controlar a proliferação da dengue já que pneus são criadouros e facilitadores dessa propagação.

Conforme os agentes da vigilância ambiental, os pneus geralmente são recolhidos nas campanhas realizadas no município de conscientização contra o mosquito Aedes Aegypti. Os pneus espalhados no meio ambiente acumulam água e tornam-se o local perfeito para o alastramento do mosquito.

A secretaria de Saúde ainda lembra que os pneus dispostos inadequadamente resultam ainda em sérios riscos ao meio ambiente, podendo provocar o entupimento de redes de esgoto e poluição dos rios.

O coordenador da vigilância ambiental, Lucas Rosa, comentou da importância da parceria com a Reciclanip.

“A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, também conhecida como logística reversa. Seu trabalho é fundamental para que o processo de reciclagem dos pneus possa ser realizado adequadamente.”

Além disso, a organização já recebeu vários reconhecimentos por seu compromisso com as questões ambientais e a conscientização da população sobre a importância do recolhimento e destinação adequada dos pneus inservíveis.

O secretário Municipal de Saúde, Itamar Bonfim, destacou a importância de mais essa ação realizada em Diamantino, na busca por combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Essa é mais uma ação importante realizada em prol do combate do mosquito Aedes aegypti. Esses pneus recolhidos e que são descartados já não servem para uso, dessa forma, é encaminhado à destinação correta, não agredindo o meio ambiente.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima