A coleta de resíduos sólidos será retomada, na segunda-feira (8 de janeiro), depois de uma pequena pausa na virada do ano, pelo Setor 8 de Sorriso. Portanto, moradores ou empresários dos bairros Nova Prata; Leonel Bedin; Mário Raiter; Juscelino Kubistchek; Eldorado 1 e 2; Novo Horizonte 1, 2 e 3; Nova Aliança 1 e 2; Cidade Nova; Master Ville; Morada do Bosque 1, 2 e 3; e Parque dos Cerrados já podem começar a faxina e colocar na calçada os itens a serem coletados.
O calendário que organiza a coleta de resíduos sólidos, assim como a coleta seletiva no Município, foi oficialmente apresentado na manhã desta sexta-feira (5 de janeiro), em uma reunião de trabalho no Auditório da Faculdade Atenas.
O prefeito Ari Lafin destacou a importância da ferramenta para a organização e manutenção da limpeza na cidade. “Com o calendário, todos os sorrisenses podem contribuir com o trabalho feito pela Prefeitura para manter a cidade sempre organizada e limpa”, convida o gestor, reiterando que a ação de retirada de entulhos e outros itens inservíveis, além de promover ambientes visualmente mais bonitos também traz impactos diretos à saúde e segurança.
A retirada de entulhos dos quintais, assim como de folhas secas e de resíduos de jardinagem resulta, diretamente, na oferta de berços para o mosquito da dengue (e outras doenças). E o apoio da população traz reflexos diretos no trabalho desempenhado pelas equipes da Vigilância Ambiental, assim como das que atuam na limpeza urbana: em 2022, foram notificados 285 casos de dengue (com um grave). Em 2022, o número foi de 2.285 casos.
“É um trabalho feito no dia a dia, por nossas equipes, pelos moradores, pelos presidentes de bairros e demais líderes comunitários que contribuem neste processo de manutenção de uma cidade limpa, organizada, saudável, e consequentemente, com mais qualidade de vida”, complementou o gestor.
O que será recolhido?
Com a coleta de resíduos sólidos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).
O que não é coletado?
Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:
Coleta de Resíduos Sólidos: é esta que vai para o Setor 3 na semana que vem! Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.
Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.
Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo úmido, que destina ao aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.
Ainda não tem o calendário?
O calendário impresso está sendo entregue, de maneira gradativa, pelos agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate às endemias (ACEs), e também será disponibilizado em locais de grande circulação de pessoas, como o Paço Municipal, e as unidades do Ganha Tempo.
O cronograma pode também ser acesso no site da Prefeitura, o www.sorriso.mt.gov.br, neste link
https://site.sorriso.mt.gov.br/pages/Calend%C3%A1rio%20de%20coleta%202024.
Dúvidas, sugestões, críticas ou elogios sobre este ou outro serviço ofertado pela Prefeitura? Só ligar no 150, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT