O prefeito José Carlos do Pátio e boa parte do seu secretariado esteve visitando o Distrito do Naboreiro no final de semana sábado (27), onde prestou contas dos investimentos realizados pela sua gestão na comunidade, e ainda levou mais benefícios há pelo menos 20 famílias carentes cadastradas a participar do programa granja comunitária familiar, onde cada família recebeu um kit de bebedouros, comedouros e vão receber rações iniciais e terminais, bem como lotes escalonados de pintinhos para recria, para que a produção também seja escalonada e não haja oferta demasiada de frangos e provoque oscilação de oferta e preço no momento da comercialização.
Na verdade, conforme o prefeito, a administração já investiu mais de R$ 10 milhões em melhorias na infraestrutura da comunidade. A prefeitura investiu em pavimentação asfáltica e construção de meio-fio; reforma e ampliação da Escola São Domingos Sávio; construiu uma quadra poliesportiva coberta; instalou iluminação de led, e durante o encontro, assinou a ordem de serviço para reforma do internato Domingos Sávio, bem como a substituição do sistema elétrico da unidade.
Dentre os diversos investimentos, estão os realizados pelo Sanear, cujo diretor Paulo José Correia, explicou: “reformamos e perfuramos um poço artesiano para abastecer a rede de abastecimento de água e hidrometramos todo o distrito, que agora está abastecido com água de qualidade”.
O prefeito também revelou que auxiliou o internato com a certificação necessária para recebimento de subvenções e fazer parcerias e convênios para recebimento de recursos públicos.
Pátio também falou da construção da área de lazer para a comunidade, e ainda da reforma do Centro Comunitário, bem como a conclusão da nova unidade básica de saúde (PSF), além de várias outras melhorias em comunidades vizinhas, como iluminação de led, e conservação das vias vicinais do Naboreiro, Vila Bueno e Três Pontes.
O gestor falou ainda do programa de regularização fundiária rural, onde, das cerca de 220 famílias do distrito, 56 já possuem matricula (escritura) e outras 51 já estão aptas a receberem escritura de suas propriedades.
Todavia, dentre as 51 cadastradas, cerca de 19 famílias, ainda possuem alguma pendência documental e foram orientadas pela equipe da regularização da prefeitura a providenciar os mesmos, para serem apresentados e anexados ao processo de regularização, o que lhe dará mais celeridade.
A secretária de Educação Mara Gleibe falou ainda que pelo menos 35 adultos foram cadastrados para participarem do programa EJA – Educação de Jovens e Adultos, e falou da reforma/ampliação da Escola São Domingos Sávio, reforçando que a qualidade dos serviços oferecidos pela secretaria, não diferencia a zona urbana da zona rural.
O prefeito ouviu demandas da comunidade e se comprometeu em estudar a viabilidade de aplicação dentro do seu cronograma de trabalho, se comprometendo todavia, em avanças mais com as políticas públicas.
Na verdade, a prefeitura tem voltado a sua atenção não apenas à zona urbana, mas sobretudo aos distritos rurais, como a Boa Vista, o Campo Limpo, Nova Galileia, e Naboreiro entre outros. Toda a municipalidade tem recebido igual atenção do poder público municipal.