A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) se reuniu na noite desta segunda-feira (05) para a cerimonia de posse da reitora Analy Castilho Polizel de Souza e também do vice-reitor Renato Wasques. A posse aconteceu na presença de autoridades políticas, militares e da sociedade civil organizada.
Os integrantes da banda Marinho e seus Beat Boys, composta por filhos de pioneiros rondonopolitanos, abriu a cerimonia interpretando canções que marcaram a história da cidade, assim como o evento que marcou a posse da primeira reitora eleita da UFR.
“A universidade respira democracia, é aqui que você defende as minorias, abre o debate”, ressaltou o prefeito José Carlos do Pátio. As parcerias que a prefeitura tem com a universidade vão continuar, como foi na doação da área para construção do hospital universitário, no recapeamento de todo o campus, além dos convênios com os cursos de enfermagem e zootecnia. Pátio parabenizou a reitora Analy pela posse e desejou sucesso na gestão.
Para a reitora empossada Analy Polizel esse é um marco institucional, o marco inicial da primeira gestão eleita na UFR. “Temos caminhado para tornar a universidade um espaço plural e acessível, buscando o sentimento de pertencimento à comunidade”, comentou. A reitora falou da parceria com as outras universidades, chamadas de supernovas e lembrou de alguns avanços que a UFR já conquistou depois de sua criação, como novos cursos de graduação, mais vagas para alunos, além das 100 resoluções administrativas já aprovadas.
O senador Wellington Fagundes participou da posse da nova reitoria e disse que a universidade está cumprindo suas metas e o desafio agora pe ampliar ainda mais o campus. Fagundes estava acompanhado do senador Marcelo Castrom, do Piauí, que representou a Comissão de Educação do Senado Federal.
O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, Evandro Soares da Silva e o reitor da Universidade Federal de Jataí, Américo Nunes da Silveira Neto também participara da cerimonia na UFR.