Portal Live

Portal Live

Polícia Civil de MT apresenta estudo de caso sobre investigação cibernética em Brasília

Operações contra crimes cibernéticos, realizadas pela Polícia Civil de Mato Grosso, foram destaque no primeiro dia do Encontro Nacional de Delegacias Cibernéticas do país, em Brasília, nesta terça-feira (26.11). O evento, que reúne representantes das Polícias Civis de todos os Estados, é coordenado pela Polícia Civil do Distrito Federal e Ministério da Justiça.

Em dois dias de programação, os participantes conhecerão estudos de casos sobre investigação cibernética realizados em diversos Estados. Um exemplo é a Operação Código Seguro, conduzida pela Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos, da Polícia Civil mato-grossense.

Os delegados Juliana Palhares e Gustavo Godoy falaram no evento sobre a investigação que identificou os responsáveis por tentativas de acessos indevidos a sistemas policiais utilizando credenciais vazadas. A operação Código Seguro teve duas fases – uma em julho e outra neste mês de novembro.

De acordo com o delegado adjunto da DRCI, Gustavo Godoy, as tentativas de acesso ao sistema da Polícia Civil foram feitas a partir de registros de conexão em três endereços diferentes em cidades dos Estados do Ceará, Paraná e São Paulo.

A delegada titular da DRCI reforçou a importância da operação para a segurança dos sistemas institucionais. “A operação é um marco na proteção dos dados da Polícia Civil e de outras instituições públicas. Continuaremos atuando com rigor para identificar e responsabilizar aqueles que tentam comprometer a integridade dos nossos sistemas”, disse Juliana Palhares.

O evento em Brasília abordará ainda outros trabalhos das instituições bancárias em cooperação com as Polícias Civis, uso de inteligência artificial, programa Escola segura, atuação dos provedores de conteúdo nas requisições policiais e os desafios da investigação cibernética no País.

Com a colaboração da Academia de Polícia (Acadepol), todo o conteúdo apresentado no encontro de Brasília será posteriormente multiplicado às delegacias da Polícia Civil de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima