Entre os dias 15 de maio a 15 de junho, o Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser (CHC) e o artista plástico Marco Aurélio Barbosa, apresentam ao público sorrisense a segunda exposição itinerante que marca a comemoração dos 38 anos da emancipação político-administrativa da cidade, “Sorriso através de desenhos – uma exposição Urban Sketchers Sorriso”.
São trinta desenhos entre grafite, aquarela e sketches que serão exibidas com entrada franca e indicação para todas as idades.
A mostra será lançada por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), que desde 2020, utiliza os recursos do Fundo Municipal de Cultura de Sorriso, para fomentar as produções literárias e de incentivo à leitura na cidade.
O proponente Marco Aurélio Barbosa, coordenador da comunidade global Urban Sketchers Sorriso (USk) Sorriso, ONG mundial que desenha ao ar livre, por observação, disse que sem as leis de incentivo à cultura, esse trabalho não aconteceria.
“Eu percebo que atualmente nós temos uma cultura muito forte em Sorriso. Há pouco tempo, quando cheguei, isso não era assim. Além dos incentivos fiscais disponíveis, percebo que os gestores cultuais se preocupam em orientar os artistas locais sobre como terem acesso aos recursos, como aconteceu conosco. Somos um grupo sem fins lucrativos. Sem esse apoio não realizaríamos a mostra”, enfatiza.
O Secretário-adjunto da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), Francisco Guimarães, disse estar muito emocionado com a exposição. “Uma vez, participei de uma das andanças do grupo, para conhecer melhor o que faziam e, na ocasião, surgiu a ideia de incentivá-los a expor seus desenhos. Eles são talentosíssimos. Tenho certeza que o público sorrisense também irá aprovar a iniciativa”, avalia.
Curadora da mostra e coordenadora do grupo USk, Marinês Riboli, explica que a exposição será como fazer um tour pela cidade, visualizada a partir dos olhos dos desenhistas e pintores que são membros da nossa comunidade”, descreve ao complementar que “as obras são resultado das visitas in loco feitas pelos artistas.
Outra que não escondeu o entusiasmo ao falar sobre a exposição foi a coordenadora do CHC, Maria Amélia Rossi. “Como incentivadora da arte, fico muito alegre em ver nosso espaço ocupado por exposições que contam a história de Sorriso. Só lembrando que a exposição Urban Sketchers Sorriso” dividirá espaço com a exposição de Ari Carvalho, “Faces de Sorriso – desenhando a história”. Sinto como se nossa cidade estivesse sendo homenageada duas vezes”, reitera.
Urban Sketchers
A comunidade global dos USk foi criada em 2007 pelo jornalista e ilustrador Gabriel Campanário, em Seatle, USA. Nessa mesma época, ele criou um fórum online para que todos os desenhadores, especialistas em eternizar suas cidades por meio de desenhos.
Um ano depois, criou o blog Urban Sketchers, que ajudou a comunidade a ganhar visibilidade e a inspirar entusiastas do desenho de todo o mundo, para desenhar no espírito do manifesto.
Em 2024 já são mais de 450 capítulos, em 70 países, com 1.200 membros pelo mundo. No Brasil, existem 36 capítulos oficiais. No Mato Grosso são dois, sendo um em Cuiabá e o outro em Sorriso.
Manifesto Urban Sketchers
I. Desenhamos no local, dentro ou fora de portas, capturando o que vemos a partir da observação direta.
II. Os nossos desenhos contam a história dos nossos arredores, dos locais onde vivemos, e para onde viajamos.
III. Os nossos desenhos são um registo do tempo e do local.
IV. Nós somos verdadeiros relativamente às cenas que presenciamos.
V. Usamos qualquer tipo de mídia e valorizamos os nossos estilos individuais.
VI. Apoiamo-nos mutuamente e desenhamos juntos.
VII. Partilhamos os nossos desenhos online.
VIII. Mostramos o mundo, um desenho de cada vez.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT