Inspirada pela tradicional campanha Agosto Lilás, a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) reuniu seus trabalhadores para um momento de reflexão sobre um assunto que ainda precisa ser discutido, o fim da violência contra as mulheres.
O bate papo com os coderianos e coderianas, como são chamados os funcionários da empresa, foi comandado pela enfermeira Deusa Marques que fez uma breve retrospectiva sobre a lei Maria da Penha e da campanha Agosto Lilás que traz à tona a discussão sobre o fim da violência contra as mulheres.
Dentre os assuntos tratados, Deusa ressaltou os diversos tipos de violência, como a moral, sexual, psicológica e patrimonial e a importância desses casos serem denunciados no intuito de aos poucos reduzir essas ocorrências e num futuro breve chegar ao fim. Os pontos de apoio oferecidos gratuitamente pelo poder público para atender as vítimas de violência também foram expostos no encontro.
A enfermeira lembrou que o ambulatório de saúde da Coder, implantado recentemente, contribui diretamente com o Agosto Lilás, visto que com essa ação a nova diretoria da Coder abre um espaço de diálogo mais próximo dos trabalhadores com profissionais da saúde.
O presidente da Coder, Vinícius Amoroso, participou dos encontros e destacou a importância de trazer o assunto para abordar com seus colaboradores. “Infelizmente muitas mulheres ainda sofrem com vários tipos de violência. Com isso, pretendemos conscientizar sobre o fim dessa violência e alertas nossas colaboradoras sobre as formas e locais de fazer as denúncias”, comentou.