A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, informa que o Museu do Cerrado está com agenda aberta para visitação ao público no ano de 2024, a partir do dia 04 de março.
O atendimento no museu, deixa de ser três vezes na semana, passando a ser de segunda à sexta-feira, com horário das 08h às 10h e das 14h às 16h. Para realizar a visita, é necessário realizar o agendamento por e-mail: museudocerrado@edu.lucasdorioverde.mt.gov.br.
Localizado no Bairro Rio Verde, o Museu do Cerrado é um local que possui árvores nativas deste bioma, plantas e flores. As visitas são guiadas por duas professoras, as biólogas Michelene Rufino Amálio Araújo de Britto e Ozeni Souza de Oliveira.
O museu conta com projetos como vaso compostor, que é dedicado a compostagem de material orgânico, cursos de fabricação de velas aromáticas e sabão, ambos feitos a partir de óleo de cozida usado. Também é ofertado, curso de reciclagem de papel, além da produção de mudas de espécies nativas.
A equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente oferece aos visitantes orientações sobre educação ambiental, saneamento e explanação sobre destinação correta de resíduos com o programa Lixo Zero, que tem como objetivo elevar a 90% o desvio de material que iria para o aterro sanitário.
A preservação de áreas nativas é outro ponto muito trabalhado pelas equipes de profissionais da secretaria, bem como professores e demais palestrantes que passam pelo Museu do Cerrado. A intenção é preservar o local, uma área de 1.600 m², dentro do perímetro urbano e levar informação a comunidade.
Dentre as regras de funcionamento do Museu, é necessário um número máximo de 30 pessoas por visitação para melhor atender o público. Além disso, é aberto às escolas, grupos e associações. Também existe um trabalho permanente com escolas que levam semanalmente alunos até o local, para auxiliar na produção de mudas nativas.