Os trabalhos estarão concentrados na Escola Municipal de Educação Básica Joaquim da Cruz Coelho. A ação será realizada das 08 às 11 horas.
Equipes da Secretaria de Assistência Social – que atuam no setor do Cadastro Único – estarão nesta quarta-feira (29), realizando o atendimento às famílias que residem no bairro Serra Dourada e regiões circunvizinhas. Os trabalhos estarão concentrados na Escola Municipal de Educação Básica Joaquim da Cruz Coelho. A ação será realizada das 08 às 11 horas.
É importante que o morador tenha em mãos as documentações pessoais e comprovante de endereço. É importante também que qualquer mudança – seja de endereço ou de número de celular – sejam comunicados à equipe do Cadastro Único, pois dessa forma os dados serão atualizados, caso contrário, os beneficiários correm risco de terem o benefício suspenso.
Como destaca a coordenadora do Cadastro Único, Elizangela Ferreira Arantes, essa ação tem por objetivo fazer a busca ativa das famílias inscritas no programa, e que por um motivo ou outro estão com inconsistência cadastral, bem como a atualização e inserção de novas famílias para que também tenham acesso aos programas sociais, seja do Governo Federal, Estadual ou Municipal.
A coordenadora informa ainda que nesta ação, a equipe do Cadastro Único terá apoio, dos servidores do Centro de Referência em Assistência Social CRAS, unidade Jardim Glória, e de uma equipe da Secretaria de Saúde que estará fazendo o atendimento no local com a aplicação de vacinas.
AÇÃO ITINERANTE – Desde o mês de junho do ano passado a secretaria de Assistência Social vem fazendo ações itinerantes todas as semanas em uma localidade diferente, fazendo a busca ativa das famílias que estão com inconsistência cadastral, e também as inscrições de novos beneficiários e que necessitam de auxílio social. É importante que as famílias cadastradas estejam com os dados atualizados, pois qualquer alteração, como mudança de endereço, telefone e até cidade, pode inviabilizar a busca, e acesso a qualquer benefício.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, enfatiza a importância da atualização cadastral a cada dois anos. “O objetivo da ação realizada pela equipe do Cadastro Único é fazer a regularização das famílias que se encontram em descumprimentos das condicionalidades do programa e com isso estão perdendo os seus benefícios, por isso manter os dados atualizados é fundamental para garantir a elegibilidade de benefícios”, alertou.