15/03/2024
Maysa propõe debate à prevenção do câncer de colo de útero
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) propôs o debate sobre a prevenção ao câncer do colo de útero na Sessão Ordinária desta quinta (14.03). Para abordar o tema, a parlamentar convidou a Drª Alessandra Barboza, médica ginecologista.
“Convidei a Dra. Alessandra para trazer informações técnicas e precisas. É importante que este parlamento seja um canal de comunicação com a sociedade. O parlamento tem a responsabilidade de educar, comunicar, além de propor políticas públicas. Hoje trouxemos uma especialista de nível nacional para esclarecer sobre a prevenção”, declarou a vereadora Maysa à imprensa.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres e a quarta causa de morte por câncer entre elas no Brasil. O principal fator de risco é a infecção pelo papiloma vírus humano (HPV), que é transmitido sexualmente. Quando é descoberto na fase inicial, o câncer do colo do útero tem 100% de chances de cura. 
A ginecologista alertou, durante coletiva, que o câncer de colo de útero é ‘totalmente prevenível’: “99% deste câncer é causado pelo vírus HPV, e nós podemos prevenir a transmissão do vírus. De forma primária, através da vacina entre meninos e meninas de 9 a 14 anos pela rede SUS, e para mulheres de até 45 anos pela rede privada. A forma secundária de prevenção do câncer de colo de útero e diagnóstico precoce, envolve exames como o papanicolau, a a colposcopia no caso de pacientes com lesões”, disse a Drª Alessandra.
Março Lilás
Março Lilás é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, por isso a importância de trazer esse debate ao parlamento neste momento.
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT