A distribuição dos kits da 35ª Edição da Corrida Pedestre Senhor Bom Jesus de Cuiabá começou nesta terça-feira (26) e seguirá até o dia 29, no Ginásio de Esportes do Complexo Poliesportivo Manoel Soares de Campos – Dom Aquino. Sem intervalo para o almoço, a equipe está à disposição dos atletas no período das 9h até as 21h, lembrando que no ato da retirada deverá ser entregue dois kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e açúcar). Com um percurso desafiador de 10 quilômetros, a corrida acontecerá no próximo domingo (31), com largada marcada para as 6h20 da manhã, na pista de atletismo do Complexo Esportivo do Dom Aquino. Os competidores seguirão um trajeto que contempla algumas das principais vias da cidade, proporcionando uma experiência única e emocionante.
Organizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em colaboração com o Instituto Brasil Central, a Câmara Municipal de Vereadores de Cuiabá e diversos outros órgãos e entidades ligadas ao esporte e à comunidade.
Quem se adiantou e foi logo nas primeiras horas da entrega dos materiais esportivos foi a dona Maria do Carmo Ferreira, 85 anos. Exemplo de saúde, autoestima, longevidade e disposição, ela já é conhecida entre os participantes e organizadores desse evento promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer há mais de três décadas, sempre em comemoração ao aniversário da capital. “Participo da corrida Bom Jesus desde a primeira edição. E enquanto Deus assim me permitir estarei presente nesse evento, muito bem organizado e incentiva as pessoas à prática esportiva. No ano passado, fiquei em primeiro lugar na minha categoria. E esse ano acredito que não será diferente. Vou atrás novamente da premiação. Domingo, dia 31, estarei lá, firme e forte. Pronta para mais uma corrida”, declarou satisfeita e cheia de empolgação a dona Maria do Carmo.
O atleta Márcio Ferreira, 52 anos, um dos integrantes do grupo Falcões de Várzea Grande, também foi cedo pegar os kits para ele e os integrantes da equipe. Profissional autônomo, buscou na corrida mais qualidade de vida e bem-estar. Pesando quase 100kg, Márcio conta que começou a luta contra a balança em 2019. De lá para cá não parou mais. “Na corrida Bom Jesus é o segundo ano que estou participando, porém, em todos os eventos de corrida de rua que fico sabendo sempre busco participar. Esporte é vida. Sou outra pessoa. Quem está buscando uma forma de melhorar o dia a dia, corrida é uma ótima opção. Vale muito a pena”, comentou ele.
É importante reforçar que, nos dias 26 e 27 (terça e quarta-feira), o atendimento será exclusivo para os participantes que fizeram as inscrições previamente. Já nos dias 28 e 29 (quinta e sexta-feira), mesmo sendo ponto facultativo e sexta-feira da Paixão, os atendimentos serão realizados normalmente. “Aqueles que já fizeram as inscrições e não retirarem os kits nos dois primeiros dias da entrega, terão as inscrições excluídas. Nos últimos dois dias, 28 e 29, serão abertas as vagas remanescentes, para aqueles que não conseguiram garantir a participação. Será feita a inscrição na hora e a entrega dos kits, mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis”, lembrou o coordenador da corrida, Rosberg Martins.
Os organizadores reforçam que a prova será realizada independentemente das condições climáticas, garantindo assim a emoção e a adrenalina que fazem parte do universo das corridas de rua. E para aqueles que alcançarem os primeiros lugares em suas respectivas categorias, troféus e premiações em dinheiro serão concedidos, seguindo as normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Com um percurso desafiador de 10 quilômetros, a corrida promete testar a resistência e determinação dos participantes. A largada está marcada para as 6h20 da manhã, na pista de atletismo do Complexo Esportivo do Dom Aquino. Os competidores seguirão um trajeto que contempla algumas das principais vias da cidade, proporcionando uma experiência única e emocionante.
Os organizadores reforçam que a prova será realizada independentemente das condições climáticas, garantindo assim a emoção e a adrenalina que fazem parte do universo das corridas de rua. E para aqueles que alcançarem os primeiros lugares em suas respectivas categorias, troféus e premiações em dinheiro serão concedidos, seguindo as normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
O(a) atleta deverá apresentar comprovante de inscrição e um documento oficial com foto. Não serão entregues kits no dia da realização da prova. O(a) atleta participante que não efetivar a retirada do seu kit na data prevista não poderá retirá-lo em outra data e terá sua inscrição cancelada.
A participação na corrida será efetivada somente os(as) atletas regularmente inscritos(as), sendo que a prova será realizada independentemente da condição climática. As camisetas da corrida que fazem parte do kit e que não forem retiradas pelos(as) atletas inscritos(as) serão doadas para as Escolinhas de Iniciação Esportiva da Prefeitura Municipal de Cuiabá/Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
Será desclassificado(a) o(a) atleta que não cumprir o percurso, largar antes da autorização do diretor da prova, deixar de passar nos 03 (três) postos de controles de chips, dificultar a ação de outros concorrentes, chegar sem o número de identificação, apresentar durante a corrida conduta antidesportiva, pegar carona de autos, bicicletas, cortar caminho e similares, trocar o número de identificação antes, durante ou depois da corrida, encobrir o número e/ou o nome dos patrocinadores; desacatar outro atleta, o público, a arbitragem ou os organizadores e ou apresentar algum tipo de irregularidade na ficha de inscrição.
A premiação seguirá as normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), considerando a ordem de chegada como critério para definir os(as) vencedores(as), e não o tempo líquido do(a) atleta. Serão premiados os cinco primeiros lugares de cada categoria com troféus e premiação em dinheiro.
A Corrida Pedestre Senhor Bom Jesus de Cuiabá organizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em colaboração com o Instituto Brasil Central, a Câmara Municipal de Vereadores de Cuiabá e diversos outros órgãos e entidades ligadas ao esporte e à comunidade.
PERCURSO – O percurso será de 10 km. O trajeto de 10 quilômetros da corrida, terá a largada às 6h20min da manhã, na pista de atletismo do Complexo Esportivo do Dom Aquino. Ao sair da pista pelo portão da beira rio, o atleta deverá fazer um retorno, seguir na av. Beira rio sentido Coxipó, na mão da direita, até o viaduto Murilo Domingos. Após isso, deverá contornar a rotatória a esquerda e entrada na av. Tancredo Neves (córrego do Barbado) na mão da direita, seguindo até o viaduto Clovis Roberto, contornando a rotatória a esquerda da av. Fernando Correa da Costa, voltando na mão esquerda av. Tancredo Neves (córrego do Barbado) sentido av. Beira Rio, chegando viaduto Murilo Domingos virando a direita na av. Beira Rio sentido Complexo Esportivo do Dom Aquino, acessando o complexo pelo portão que dará acesso a pista de atletismo do complexo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT