A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais de 1.300 atendimentos por meio dos grupos de orientação, promoção e prevenção em saúde, cidadania e direitos humanos, em 2023.
Os grupos são compostos por pacientes hipertensos, diabéticos, gestantes e população em geral. Ao todo foram 178 encontros com temas diversos, entre alimentação saudável, a importância da medicação correta, aleitamento materno, a importância do pré-natal, entre outros.
Durante os 32 encontros com gestantes, um total de 128 mulheres receberam orientações sobre os direitos da gestante e do parceiro, importância do pré-natal, aleitamento materno, vacina, introdução alimentar, primeiros cuidados com o recém-nascido e confecções de artesanatos para o bebê como fraldas, mantas e decorações para o quarto.
“Os grupos desenvolvidos nas UBS’s proporcionam aos pacientes conhecimento de seus direitos, a importância da realização do tratamento correto de patologias, como hipertensão e diabetes. Nos grupos também tem a disponibilização de materiais para confecção de artesanatos pela Scretaria de Saúde, neste caso, os pacientes além de fortalecerem seus vínculos comunitários, expressarem sentimentos de afeto e emoção, eles trocam experiências, e para aquelas mulheres que tiveram maior habilidade no artesanato, os produtos confeccionados geram renda extra”, explicou a assistente social, Lara Reiz Basilio. Andrade
Nos 34 encontros com os pacientes hipertensos e diabéticos, 510 pacientes aprenderam sobre alimentação equilibrada, receitas com menos sódio e açucaras, uso correto das medicações, além de orientações sobre direitos e cidadania.
Já nos encontros de Arte e Terapia, toda a população pode participar. Em 2023, um total de 760 pacientes participaram de 112 encontros com rodas de conversas sobre cidadania e confeccionaram artesanatos como pintura em tecido, bordado em chinelo, crochê e decoupage.