“Um sentimento inexplicável, cheguei ficar com as pernas tremendo, estou muito grata por receber o documento da minha casa, que era o meu sonho”, declarou Ivonete Gomes de Freitas, um das contempladas, na noite desta quinta-feira (29.02), com o contrato com valor de escritura que foi entregue a ela e a outros 110 moradores do Nova Aliança I e II.
Ivonete seguiu destacando que, por nove anos, precisou pagar aluguel e esperou por seis anos para ser contemplada com a casa própria, ainda em 2012. “Hoje, ajudo a criar uma neta na minha casa, o que é outra alegria para mim também”, revelou.
A partir de agora, explica o coordenador do Departamento de Habitação, Brendo Braga, com o contrato em mãos, os contemplados devem retirar, nos postos de atendimento no Ganha Tempo Zona Leste ou no Ganha Tempo Central, o termo de quitação do imóvel. Este mesmo documento pode igualmente ser emitido no aplicativo, no site ou diretamente na agência da Caixa Econômica. Com o termo de quitação, aí, o próximo passo é seguir para o cartório do 1.º Ofício, para fazer a desalienação do imóvel.
“É um trabalho que vem sendo orquestrado com muito zelo entre vários setores da Prefeitura, junto à Caixa Econômica, para agilizar ao máximo este processo de, efetivamente, garantir que cada um dos 245 beneficiados no Nova Aliança possam receber a documentação que atesta a posse definitiva dos imóveis”, afirma o secretário da Cidade (Semcid), Ednilson Oliveira.
Para a secretária de Assistência Social e primeira-dama do Município, Jucélia Ferro, ajudar as famílias a conquistarem o sonho da casa própria permite que o dinheiro que teria como destino o aluguel possa ser utilizado para trazer mais conforto a toda a família. “Isso traz um fôlego e tanto ao orçamento familiar, e este processo de dar protagonismo a nossas famílias é também estimulado com a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos, que credenciam centenas de pessoas a ocupar uma vaga no mercado de trabalho”, contextualiza a gestora.
Prefeito de Sorriso, Ari Lafin pontua que, por meio do Regulariza Sorriso, a Prefeitura segue fazendo regularização fundiária urbana em vários outros pontos do Município, como no Distrito de Primavera, nos bairros São José e São Domingos. “Os moradores de outros conjuntos habitacionais, como o São Francisco e o Santa Maria também podem já entrar em contato com o Departamento de Habitação, e é muito gratificante para a Administração Municipal poder contribuir neste processo, que muitas vezes é complicado para cada morador fazer individualmente”.
Zap da Habitação
Você foi contemplado em algum conjunto habitacional e precisa de alguma informação? É simples: agora, além do atendimento presencial, o Departamento de Habitação pode ser acionado pelo 66 3907 8055, tanto por meio de ligações quanto para a troca de mensagens pelo Whats App. No mesmo número, também podem ser sanadas dúvidas acerca dos programas habitacionais que estão sendo gestados pela Administração Municipal, em parceria com o Estado e a União.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT