O vereador Lilo Pinheiro (PDT) propôs a concessão de título de Cidadão Cuiabano ao pesquisador da música popular brasileira, Ricardo Cravo Albin e à advogada e ativista Delasnieve Miranda Daspet de Souza. Ambos serão homenageados em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados ao município de Cuiabá. As proposituras foram protocoladas na Casa de Leis nos dias 20 e 22 de fevereiro deste ano.
Conforme o projeto de decreto legislativo 40/2024, Ricardo Cravo Albin é baiano, advogado, jornalista, historiador, crítico, radialista e musicólogo. É considerado um dos maiores especialistas em música popular brasileira, tendo fundado e dirigido o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, além de outros museus similares em várias cidades do país. Também foi diretor geral da Embrafilme e presidente do Instituto Nacional de Cinema. É autor de mais de 2500 programas de rádio para a rádio MEC e de vários livros sobre a história e a cultura musical brasileira.
Em 2020, ele foi eleito presidente do Pen Clube do Brasil, a única instituição internacional de escritores no Brasil, com sede em Londres, que defende a liberdade de expressão e a integridade física dos autores.
Com o apoio de Ricardo Cravo Albin, o Pen Clube do Brasil inaugurou uma representação em Cuiabá, capital de Mato Grosso, em março de 2024. A iniciativa visa valorizar o talento e o trabalho de escritores, escritoras, poetas, jornalistas e memorialistas de todo o estado.
No projeto de decreto legislativo 68/2024, o vereador Lilo Pinheiro informa que a advogada e ativista Delasnieve Miranda Daspet de Souza, nasceu em Porto Murtinho (MS), em 1950. Formou-se em direito pela Universidade Católica Dom Bosco e atua no direito civil. É casada há 48 anos com o escritor Nelson Vieira de Souza e tem dois filhos e um neto.
Além da advocacia, Delasnieve Daspet se destaca pela sua atuação como humanista e ativista das causas sociais, direitos humanos, culturais e da paz. Ela ministra palestras sobre esses temas por todo o país e é defensora da Biopoesia, um movimento que usa a poesia para sensibilizar as pessoas sobre os problemas que ameaçam a vida no planeta, como o aquecimento global, as guerras, a poluição, entre outros.
Delasnieve Daspet também é escritora e poeta, tendo publicado o livro Por um minuto ou para sempre, além de ter sua obra traduzida para vários idiomas e integrar antologias nacionais e internacionais. Ela já recebeu diversas homenagens, como o Troféu Mulheres que Transformam, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Medalha Causas Imortais, da Associação de Leitura do Brasil, e o Diploma e Medalha Mulher Evidência, da Câmara Municipal do Recife.
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT