No último dia 28 de junho, o Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), InovaJusMT, promoveu sua primeira imersão em Design Thinking com o objetivo de resolver um desafio específico. A iniciativa reuniu três turmas compostas por servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), cada uma delas focada em encontrar soluções para as dificuldades relacionadas aos pedidos de aquisição de produtos e contratação de serviços, mais especificamente os Termos de Referência.
Dez servidores provenientes de diferentes departamentos do TJMT, que desempenham funções diretamente ligadas à análise e/ou elaboração de termos de referência, participaram do evento. Entre os presentes estavam Luis Paulo Delorme, da Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH); Fernando Davoli Batista, da Coordenadoria Administrativa (CA); Gracyelly Arruda Alves Martins e Marcelo Miranda Rey de Figueiredo, ambos da Coordenadoria de Planejamento (Coplan); Taisa Fernanda Bazzo e André Guilherme Portocarrero, da Assessoria Técnico-Jurídica para Comissão de Licitação; Nathalia Zanotto Teixeira e Maira Batista de Lima Moraes, ambas da Coordenadoria de Infraestrutura (Infra); Lorene Nunes da Rosa, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI); e Graziela Maia Cunha, da Escola dos Servidores.
Para facilitar o encontro, a equipe do InovaJusMT contou com a colaboração de Uiller Del Prado, servidor da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), que recebeu apoio dos membros do Laboratório, Josiane Dalmagro e Nestor José Comachio Junior.
Durante a imersão, os participantes engajados e multidisciplinares geraram diversas ideias e soluções promissoras para o desafio proposto. O resultado dessa colaboração será apresentado em um relatório que será enviado à administração do TJMT, contendo proposições de soluções para os diversos setores envolvidos.
O InovaJusMT, criado com o objetivo de estimular a inovação e o aprimoramento dos processos judiciários em Mato Grosso, promove ações como essa imersão em Design Thinking para fomentar a busca por soluções criativas e eficientes. A utilização dessa abordagem centrada no usuário, aliada à diversidade de perspectivas trazida pelos servidores envolvidos, proporciona um ambiente propício à identificação de desafios e à geração de ideias inovadoras para otimizar a administração da justiça.
Com iniciativas como essa, o InovaJusMT se consolida como um importante agente de transformação, contribuindo para a promoção da eficiência. A expectativa é de que as soluções propostas a partir dessa imersão tenham impactos positivos no cotidiano de todos os setores e, consequentemente, na qualidade dos serviços prestados pelo TJMT.
#paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da primeira imagem: participantes da oficina estão sendado em formato de L e observam a exposição de um colega de trabalho que está em pé. Descrição da segunda imagem: tres servidores estão em uma mesa, dois estao sentados e uma servidora está em pé. Eles estão elaborando uma apresentação. Na mesa há diversos papeis e materiais de escrita.
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br