O Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NungJur) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) iniciou, na segunda-feira (24 de julho), ‘Círculo de Construção de Paz’ no Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde com equipes do Juizado Especial e servidores Câmara Municipal. O plano de ação tem como foco a realização do Curso de Formação de 50 novos facilitadores que estão sendo preparados para atuar na mediação e expansão no ‘Círculo de Paz’ com o público participante.
A Justiça Restaurativa utiliza como base o diálogo e escuta ativa para resolver e prevenir os conflitos do cotidiano na sociedade moderna.
O Círculo de Paz também será realizado com profissionais da rede pública de educação e membros da Guarda Municipal e Polícia Militar.
A juíza coordenadora da Justiça Restaurativa da Comarca de Lucas do Rio Verde, Cristhiane Trombini Puia Baggio, destacou que a formação de novos facilitadores vai fortalecer a realização de Círculos de Paz nas escolas.
“Como forma de expandir a ferramenta e os princípios da Justiça Restaurativa, o Poder Judiciário está realizando, nesta semana, a formação de novos facilitadores, especificamente da rede de ensino para que possam auxiliar as unidades escolares, professores e alunos nesta importante missão de educar. Nosso objetivo é plantar uma semente para que possamos gerar resultados a curto, médio e longo prazos. Acreditamos que este é o ano da Justiça Restaurativa nas escolas da rede pública e privada de ensino, que incorporaram a ferramenta como forma de somar para que o presente e o futuro das crianças, adolescentes e dos professores possam ser baseados em princípios de cooperação, co-responsabilidade, fraternidade e, principalmente, de paz”, declarou a magistrada.
Conforme o cronograma da semana ‘Círculos de Construção de Paz’, na manhã de terça-feira (25 de julho), foi realizada uma rodada com agenda da Guarda Municipal. No período da tarde, foi a vez dos servidores da Escola Estadual Militar Tiradentes. No período noturno, o encerramento ocorreu na Escola E. Ângelo Nadin.
Na manhã de quarta-feira (26 de julho), a rodada ‘Círculos de Construção de Paz’ será com Servidores da Casa de Semi-liberdade. No período da tarde será com os profissionais da Escola E. Dom Bosco. O encerramento da agenda do ‘Círculo de Paz’ será com profissionais da Escola E. Manoel de Barros.
Na Quinta-feira (27 de julho), será a vez da Força de Segurança Pública com a realização de Círculo de Paz com homens e mulheres da Polícia Militar no período da manhã, e no período da tarde com profissionais da Escola E. Márcio Schabatt Souza.
O encerramento da rodada de ‘Círculos de Construção de Paz’ ocorrerá na sexta-feira (28 de julho), com servidores da Defensoria Pública e Promotores do Ministério Público da cidade de Lucas do Rio Verde.
A juíza Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Lucas do Rio Verde, Melissa de Lima Araújo, explicou que “a implantação da Justiça Restaurativa na Comarca é uma realidade que se encontra em ampla expansão. Por isso, nosso objetivo foi realizar vários ‘Círculos de Construção de Paz’.
Carlos Celestino
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensatjmt.jus.br