A integrante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – unidade Caderno 2 – Paola Cássia de Oliveira, estará entre os dias 2 e 4 de abril, participando da 12º Conferência Nacional de Assistência Social, do Direito da Criança e Adolescência, em Brasília.
Para a participante, representar o Estado de Mato Grosso, bem como o município de Várzea Grande na Conferência Nacional, é uma honra e uma responsabilidade ainda maior porque de lá sairão definições que irão impactar a vida dos jovens, que assim como ela, desejam um país melhor e de oportunidade.
Paola de Oliveira conta que desde 2022 – data em que entrou no Caderno 2 – começou a participar das Conferências Municipais e a partir daí se aprofundou nas pautas discutidas durante o encontro. “Eu também buscava informações complementares e fui tomando gosto pelo assunto. Participava ativamente dos eventos e também dava sugestões. Fui convidada a participar da Conferência Estadual, e na ocasião me candidatei para participar do encontro Nacional. A princípio tinha ficado como suplente, mas como o titular não poderá participar do encontro em Brasília, fui convidada para assumir essa responsabilidade. Estou muito feliz e contente com essa oportunidade e vou fazer de tudo para representar bem o meu município”.
A integrante do Caderno 2 disse ainda que é importante que mais jovens se interessem pelas discussões em torno de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, e de jovens de forma em geral. “Como cidadã espero que outros jovens tenham a mesma oportunidade que estou tendo agora de poder discutir com os poderes os nossos direitos, sem esquecer de nossas obrigações também. Quero, nesta conferência nacional, aprender muito mais e poder contribuir na construção de políticas públicas em nosso município”.
A coordenadora da Atenção Especial Básica, Bernadete Miranda, lembra que o Caderno 2 integra o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e que atua no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. “O programa integra o conjunto de serviços do Sistema Único de Assistência Social, oferecendo a população de vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para o planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida”.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira disse que é muito gratificante ver que os jovens estão cada vez mais antenados às questões relativas aos direitos da criança e adolescente e que ver a disposição da Paola Oliveira em participar da Conferência Nacional, nos faz acreditar que estamos no caminho certo.
“É importante que os jovens tenham essa percepção e que procurem cada vez mais, se envolver em assuntos que dizem respeito às suas vidas. Estamos muito felizes em ver o crescimento da Paola e desejamos, a ela, muito sucesso, na certeza de que vai nos representar muito bem”, pontuou Ana Cristina.