A Secretaria de Segurança Pública de Lucas do Rio Verde, destaca ações para garantir a segurança de todos nas saídas das festas de fim de ano, onde o cuidado deve ser redobrado. Os trabalhos realizados neste final de semana, resultaram na captura de veículos roubados, além de suspeitos presos e apreensão de simulacro de arma de fogo.
A Guarda Civil Municipal (GCM) se preparou efetivamente para as festas de fim de ano. Além do patrulhamento convencional em todos os bairros da cidade, zelando pelo patrimônio público, a GCM intensificou a vigilância na área central desde o início do mês de dezembro, com a abertura do comércio à noite e com início da programação do “Natal da Esperança”, evento da Prefeitura Municipal.
De acordo com o comandante da GCM, Jota Lima, o efetivo nas ruas foi dobrado, permanecendo em pontos estratégicos da cidade para garantir a segurança de todos que queiram participar dos eventos, sair de suas casas ou realizar compras no comércio.
Além da área central, também foram intensificados patrulhamentos dos bairros Bandeirantes, Menino Deus, Pioneiro e Parque das Emas, a fim de inibir a criminalidade. “Intensificamos os cuidados com esses bairros para inibir o índice de ocorrências em residências. É importante ressaltar que, o cuidado se mantém em todos os bairros, reforçando o trabalho cobrado pela gestão do prefeito Miguel e também do secretário de Segurança Pública, o coronel Cunha”, pontua o comandante da Guarda Civil Municipal, Jota Lima.
A captura dos suspeitos de cometer crimes nos bairros nos últimos dias foi realizada de forma integrada pela Guarda Civil Municipal, com a Polícia Militar e Civil.
“A gente vê o resultado, que está funcionando, e trabalhar de forma integrada alcança um resultado ainda melhor. As forças de segurança têm trabalhado para manter o patrulhamento diário normalmente, zelando pelo patrimônio público, bem como manter a segurança de todos”, pontua o secretário de Segurança Pública, cel. Marcos Cunha.
Como proteger sua casa antes de viajar
Para aproveitar ao máximo os merecidos dias de folga e dar as boas-vindas a 2024, o ideal é se cercar de cuidados antes de colocar o pé na estrada.
• Avise alguém de extrema confiança sobre a ausência da família para que essa pessoa fique de olho na casa, monitore o imóvel e até fique com uma chave reserva, caso algo esteja errado;
• Tome cuidado com árvores no quintal. Manter a poda em dia é importante para que a árvore não atrapalhe sua visão e sirva de esconderijo para bandido;
• Reveja o reforço de portas e janelas. Segundo o tenente Bittencourt, muita gente tem a casa invadida por deixar esses itens sem trancar por falta de atenção;
• Não deixe a luz acesa. A luz acesa em momentos incomuns do dia vai denunciar que não tem ninguém em casa. Se puder, instale luzes com sensor de movimento do lado de fora da casa.