Portal Live

Portal Live

Governador e secretário vistoriam obra do Hospital Central: “Estamos na reta final”

O governador Mauro Mendes afirmou que as obras do Hospital Central em Cuiabá já estão “na reta final”.

Mauro e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, vistoriaram o local na manhã desta sexta-feira (28.07). Também estiveram na agenda a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, e a equipe técnica responsável pela obra – 92% concluída.

“Essa obra ficou paralisada durante 34 anos. Era um prédio de sete andares, 9 mil m² de construção e agora nós estamos caminhando para a reta final de um belíssimo e moderno hospital com 32 mil m². Se Deus quiser, vai ser o maior e melhor hospital do estado de Mato Grosso”, afirmou o governador.

Na visita, Mauro e Gilberto também reuniram toda a equipe técnica responsável para agradecer o andamento dos trabalhos e incentivar a dar um “gás” agora que a obra está nos últimos ajustes.

“Faltam apenas alguns meses para concluir a obra, e já começamos o trabalho de outras equipes importantes. Estamos iniciando a aquisição de equipamentos, de mobiliários, de utensílios. Serão dezenas e dezenas de licitações para comprar milhares de itens que compõem o hospital, que terá equipamentos de ponta para atender a população e salvar vidas”, registrou.

De acordo com o secretário Gilberto Figueiredo, a previsão é que já no próximo ano o hospital seja entregue à população, totalmente equipado.

“Chamamos as nossas equipes para que eles saibam a importância que tem a atividade que cada um exerce. Queremos deixar tudo pronto para fechar com chave de ouro no ano que vem essa entrega à população”, declarou.

Andamento das obras

As obras de construção do Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá, já estão 92% concluídas. A unidade hospitalar, que será a maior de Mato Grosso, irá atender as demandas de alta complexidade em saúde e receberá investimentos na ordem de R$ 184,5 milhões.

Na obra, estão em andamento os serviços de infraestrutura hidros sanitários, elétrica de baixa tensão e média tensão, cabeamento estruturado, rede de água fria e dutos de ar condicionado, pele de vidro, divisórias, bancadas, louças, pintura, asfalto, grupo de geradores, combate a incêndio, rede de gás medicinal, elevadores, casa de máquinas, revestimento de piso e parede, forro e iluminação.

A unidade terá capacidade para oferecer 1.990 internações, 652 cirurgias, 3.000 consultas especializadas e 1.400 exames por mês. O novo projeto prevê 10 salas cirúrgicas, 60 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 230 leitos de enfermaria. Além disso, a unidade de alta complexidade vai dispor um total de 290 leitos voltados para o atendimento de toda a população mato-grossense.

Dentre as especialidades previstas para o Hospital Central estão cardiologia, neurologia, vascular, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, infectologia e cirurgia geral.

Fonte: Governo MT – MT

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima