O programa, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, vai conceder auxílio financeiro de R$ 600 para as mulheres que passam por situação de violência doméstica.
“Desejamos que a violência não aconteça. Mas acontecendo, precisamos ter a capacidade de agir de acordo com a lei, e acolher essa mulher, para ela não ficar submissa nessa situação dentro da relação. Esse cartão vai possibilitar uma ajuda para aluguel social, para ela ter um nível de amparo até conseguir reconstruir sua vida”, explicou o governador.
O auxílio vai abranger mulheres em situação de vulnerabilidade financeira e que estiverem sob medida protetiva. Elas também receberão acompanhamento familiar por 12 meses.
“Precisamos restabelecer essa cultura de respeito dos homens com as mulheres. Essa ação é mais um instrumento eficiente, que se soma às medidas que temos implementado, como o boletim de ocorrência virtual e o botao do pânico. Cada vez mais teremos condições e mecanismos para interagir rapidamente e acolher as vítimas”, registrou.
Conforme o governador, além dessas medidas e das campanhas de conscientização, o Governo de Mato Grosso dará atenção especial para qualificar as mulheres vítimas de violência doméstica.
“Vamos fazer tudo aquilo que está ao nosso alcance. O programa SER Família Capacita terá um foco especial para essas mulheres, de forma a ajudá-las a terem uma qualificação e independência financeira, passo importante para quebrar o vínculo com o agressor”, pontuou.
Fonte: Governo MT – MT