O Assessor Especial de Segurança Pública e Defesa Civil, da prefeitura municipal de Rondonópolis Valdemir Castilho Soares (Biliu) que chefia o Gabinete de Assessoria a Segurança Pública (GASP), explicou na tarde desta terça-feira (20), que o processo de licitação para aquisição dos equipamentos inteligentes de monitoramento eletrônico por câmeras usando fibra ótica de internet na cidade, estabelecido em assinatura de termo de cooperação entre a Prefeitura e o Governo do Estado, foi dividido em duas partes, e estão em andamento.
O primeiro deles que trata da aquisição de softwares etc, identificados no pregão número 100/2023, foi licitado no dia 23/01/24 e, conforme Biliu, estão no momento, em fase de homologação.
A segunda parte da licitação que vai tratar da instalação e manutenção dos equipamentos como postes, infraestrutura etc., constantes na ‘Concorrência nº 05/2024’, encontra-se na Procuradoria Geral do município para análise jurídica e posterior publicação.
Ainda conforme Valdemir Castilho, o município fez a parceria com o Governo do Estado através da assinatura do termo de cooperação do ‘Programa de Segurança Pública – Vigia Mais Mato Grosso’, onde recebeu 669 câmeras digitais eletrônicas, que já estão no município, mantidas em lugar seguro sob a proteção da Polícia Judiciária Civil, através de parceria de atividade delegada, aguardando os trâmites burocráticos normais para serem instaladas e colocadas em funcionamento.
Conforme consta, o município vai instalar as referidas câmeras em pontos estratégicos como entrada e saídas da cidade, vias e artérias mais movimentadas, definidos a partir de estudos e análises de dados criminais e planos de ações estratégicas elaborados por órgãos da segurança pública, como a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros do município.
Destacando que das 669 câmeras, 582 serão do tipo fixas e está ticas, e 43 serão do tipo ‘Speed Dome’, que são câmeras que possuem zoom óptico, se movimentam por 360º e podem ser controladas de forma remota por meio de uma central de videomonitoramento (CIOSP/MT).
Outras 44 serão do tipo Inteligente com leitores de placas ou OCRs (Optical Character Recognitio) que na verdade, são radares inteligentes que, em tempo real, fazem a leitura das placas, o tipo, a cor e a característica do veículo, e faz o cruzamento dos dados com os existentes na Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Lembrado que assim que entrarem em funcionamento, a cidade de Rondonópolis vai dispor de um sistema de segurança e monitoramento eletrônico mais efetivo, moderno, e vai estar no mesmo estágio de monitoramento que as grandes cidades nos países mais desenvolvidos.