A Câmara Municipal de Cuiabá começou na tarde desta segunda-feira (03), o calendário de cursos que fazem parte do Plano de Capacitação da Escola do Legislativo para 2023. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os servidores da Casa, esclarecer dúvidas técnicas e dinamizar o trabalho.
A abertura do projeto teve como pauta inicial a aula de Processo Legislativo, que aconteceu no auditório Ana Maria do Couto (Plenarinho). O presidente da Casa, Chico 2000 (PL), esteve presente e pode conversar com os servidores e falar sobre a importância da ação.
“O servidor precisa estar atualizado com as legislações vigentes. Sabemos que muitos tem inúmeras dificuldades na elaboração de alguns projetos de lei, em alguns procedimentos legislativos e em razão disso estabelecemos que o primeiro curso seria de Processo Legislativo”, destaca Chico.
Chico ressalta ainda a certeza de que o curso vem para deixar os servidores da Câmara cada vez mais preparados para o exercício de suas funções.
Para Amanda Fares, chefe da Escola do Legislativo, o calendário de cursos, que abre esse momento voltado para capacitação na nova gestão, é de extrema importância.
“Nós temos servidores antigos que já conhecem, mas temos muitos servidores novos que precisam entender o processo do começo até a sua finalização”, afirma.
O curso de Processo Legislativo é ministrado pela Doutora Fabiana Orlandi, advogada e Coordenadora das Comissões Permanentes da Casa. A profissional relata como o curso auxilia em uma área muito específica de atuação, e reafirma sua relevância.
“O Poder Legislativo é especial, então tem necessidade de capacitação especial. Nós lidamos com elaboração das leis, portanto, é de fundamental importância que todos aqueles que assessoram os vereadores tenham total domínio nessa área”, ressalta.
Fabiana analisa ainda que o curso aparece como um meio facilitador, para que as habilidades dos servidores sejam cada vez mais aprimoradas.
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT