Os moradores do Jardim Imperial receberam, na manhã desta quarta-feira (17), uma ação promovida pela equipe da Secretaria de Assistência Social – que atua no Cadastro Único – para a busca ativa de famílias, moradoras do bairro e região adjacentes, que estão com inconsistência cadastral, atualização e a inscrição de novas famílias para que tenham acesso a benefícios do Governo Federal, Estadual e Municipal.
A coordenadora do Cadastro Único, Elisangela Arantes, ressaltou a importância das pessoas manterem seus dados atualizados, pois essa é uma das exigências para que os beneficiários possam continuar recebendo auxílios, a exemplo do Bolsa Família. “Estamos com o projeto Cadastro Único no seu bairro e todas as quartas-feiras visitando bairros mais vulneráveis, neste atendimento de busca ativa das famílias que precisam atualizar os seus cadastros. Desde o ano passado estamos com esse projeto percorrendo a região urbana e também a zona rural”, informou.
A coordenadora explica que o setor possui um cronograma mensal de atendimentos que estão disponíveis nas unidades dos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, no portal da Prefeitura Municipal e nas redes sociais. “É importante que as famílias que necessitam desse aporte, tenham seus dados atualizados e busquem se informar onde está sendo realizada a nossa ação e que venha ao nosso encontro”, solicitou.
A moradora do bairro Jardim Imperial, Ana Rosa de Almeida, não perdeu a oportunidade e foi à praça resolver sua questão. “Que bom que esse evento veio para o meu bairro. Eu mesma estava sem dinheiro para me locomover até o CRAS mais próximo e com essa ação aqui pude resolver essa pendência. Essa ação é importante porque nos aproxima e a equipe da Prefeitura pode comprovar a nossa necessidade”.
Maria Isabel Pinto da Silva, também aprovou a iniciativa da Secretaria de Assistência na ação do Cadastro Único no seu bairro. “Achei boa essa ação aqui no meu bairro e aproveitei para atualizar o meu cadastro. A gente precisa de ação como essa, e tomara que seja realizada sempre em nossa região”, comemorou.
Durante o evento, que foi executado na praça central do bairro, os moradores também tiveram atendimento psicossocial, realizada pela Secretaria de Saúde, parceira da ação, bem como a participação da Casa de Sarita, com a apresentação dos cursos que são ofertados no local e que estão à disposição de mulheres e meninas a partir de 14 anos.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, destaca que ao longo desses quatro anos a pasta tem realizado muitas ações nos bairros, oferecendo atendimentos sociais. “Hoje mesmo estamos aqui no bairro Jardim Imperial trazendo serviços da Casa de Sarita, do CRAS Jardim Glória, e do Cadastro Único. A ideia é disponibilizar serviços, nos aproximar da comunidade na garantia de direitos”.