A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu um ciclo de Oficinas Gastronômicas que faz parte da segunda etapa do projeto sobre a saudabilidade da carne suína. Também é parte da parceria entre SMECEL e Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (ACRISMAT), visando a inserção da carne suína na merenda escolar da rede municipal de Várzea Grande.
De acordo com a coordenadora de Alimentação Escolar, Monica Gonçalves, as oficinas foram realizadas em agosto deste ano nas escolas EMEB Air Addor (dia 16), EMEB Alino Ferreira de Magalhães (dia 23) e David Mayer (dia 30). “Iniciamos a parceria com a realização de duas palestras sobre a carne suína em abril deste ano e agora as oficinas estão sendo promovidas para 40 profissionais por período, sendo ministradas pelo chef de cozinha, Mauricio Meurer” explicou.
Durante o treinamento, os profissionais foram orientados de forma prática a como produzir receitas variadas, saborosas e nutritivas, com o objetivo de incentivar o consumo diário da carne suína no ambiente escolar da rede municipal e difundir os benefícios dessa proteína na comunidade.
O superintendente do Sistema Escolar, Evaldo Mendes informou que a merenda escolar da rede municipal de Várzea Grande já consome mensalmente entre 3 mil a 3,6 mil quilos de carne suína, os pratos são preparados na forma de: carne com arroz, com mandioca ou com legumes. “Após a realização das oficinas gastronômicas, a expectativa é a ampliação do cardápio a ser oferecido nas unidades, ampliando ainda mais o consumo do alimento oferecido aos 35 mil alunos matriculados na rede municipal atualmente” avaliou.
O secretário da pasta, Silvio Fidelis, acredita que ações como a parceria com a Acrismat e a realização das oficinas, palestras e capacitações são fundamentais para garantir mais eficiência, qualidade e variedade na merenda escolar da rede municipal, assim como desmistificar algumas crenças populares sobre o consumo de carne suína e enfatizar seus benefícios para a população.